GENEALOGIA DO SISTEMA TOYOTA DE PRODU O

1067 palavras 5 páginas
Universidade Mogi das Cruzes
Tecnólogo em Produção Industrial

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

Mogi das Cruzes
2012

Universidade Mogi das Cruzes
Tecnólogo em Produção Industrial

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

Mogi das Cruzes
2012
GENEALOGIA DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
Ao ouvirmos o conceito Just in Time, pronunciadas por Toyoda Kiichirõ, achamos estimulante a idéia de as peças necessárias chegarem em cada processo no momento e na quantidade certa (Taiichi Ohno).
Em 1930 o mundo passou por uma grande transformação. O mercado de Nova Iorque despencou e com isso a economia japonesa sentiu sérias dificuldades econômicas. Com o desemprego aumentando, o país virou um caos. A onda de violência crescendo consideravelmente a ponto de o Primeiro Ministro ser assassinado.
Até então trabalhava para a Fiação e Tecelagem Toyota e através de conhecimentos de meu pai passei para a "fábrica de automóveis".
O conhecimento adquirido na área têxtil foi valioso, pois a relação entre operários e máquinas é basicamente a mesma.
Para Toyoda Kiichirõ, a racionalização em seus métodos de produção seria necessária para entrar no mercado internacional, pois para uma empresa privada a redução de custos continua sendo o maior problema da gerência.
Antes e durante a guerra, Toyoda Kiichirõ liderou dois grupos de engenheiros – de automóveis e caminhões. Porém, a produção de carros ainda deixava a desejar, enquanto a de caminhões atingia quantidades altas.
Os dois pilares do "Sistema Toyota de Produção" são a automação e o just in time aplicado nas máquinas de tear. Funcionava de forma perfeita – quando houvesse problema com o fio, a máquina parava automaticamente, pois a condição para se produzir nesse sistema é a total eliminação de desperdício, de inconsistência e de excessos. Portanto, seria essencial que o equipamento parasse imediatamente.
Aprendemos com Toyoda Sakichi que aplicar a inteligência humana às máquinas era o único modo de fazê-las trabalharem para as

Relacionados

  • A Invenc A O Do Cotidiano Michel De Certeau 1
    106096 palavras | 425 páginas
  • Capitulo 08
    43028 palavras | 173 páginas
  • AGAMBEN Giorgio MARRAMAO Giacomo RANCI RE Jacques SLOTERDIJK Peter Pol Tica
    61085 palavras | 245 páginas