Gen.engenharia

2401 palavras 10 páginas
GENERALIDADES DA ENGENHARIA ECONÔMICA
Na maior parte das atividades de engenharia os fatores econômicos são uma estratégia. Os critérios de Engenharia Econômica levam em consideração fatores econômicos e o objetivo é a escolha das alternativas de maior rentabilidade.
Para que um engenheiro possa contribuir para o aumento da confiança na profissão ele deve verificar as propostas de engenharia se são sólidas ou não , tanto do ponto de vista técnico, como econômico, e de analisarem as propostas em termos de valor e custos.
A engenharia econômica é definida como a aplicação da análise e síntese econômica ou matemática às decisões de engenharia ou um corpo de conhecimentos e técnicas envolvidas na avaliação do valor de mercadorias e serviços relativamente ao custo e nos métodos de estimar os dados.
Logo, nos problemas de engenharia econômica considera-se que todos os pagamentos ou séries de pagamentos futuros que reembolsem uma quantia presente com juros são equivalentes entre si, podendo esses valores ser calculados por fórmulas adequadas, que se podem representar por fatores. É, assim, possível comparar alternativas de investimento com diferentes séries prospectivas de receitas e despesas utilizando os métodos do valor anual equivalente, valor presente, taxa de rendimento e/ou analise de beneficio/custo. Estes métodos, quando utilizados corretamente, permitem chegar a conclusões idênticas.
Nos problemas de engenharia econômica é necessário reconhecer o valor do dinheiro no tempo, pois os valores monetários são alterados conforme o passar dos dias, meses ou anos. A essas alterações de valores no decorrer do tempo dá-se o nome de juros.
O juro pode ser definido como o dinheiro pago pelo uso de dinheiro emprestado. Quando um individuo faz um investimento produtivo do capital que possui, este a recebe com essa retribuição.
A taxa de juro é o resultado da divisão do juro a cobrar ou pagar no fim de um período de tempo, usualmente um ano ou menos, e o dinheiro devido

Relacionados