GENÉTICA

Páginas: 7 (1570 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A GENÉTICA E SUA IMPORTÂNCIA
A genética pode ser definida como a ciência que estuda os genes. Gene é uma porção do DNA capaz de produzir um efeito no organismo. É a parte funcional do DNA.
A genética é a área da biologia que estuda a transmissão do material genético ao longo das gerações. Estuda a semelhança e diferença entre indivíduos.
A genética enfoca um material genético (DNA) queinfluencia a maneira como os organismos se desenvolvem, funcionam e se comportam. Em resumo, como os organismos vivem.
Níveis de estudo da genética:
1. Genética Clássica: Corresponde ao período anterior a descoberta do DNA. Nessa época a genética baseava-se em analisar resultados de cruzamentos de diferentes linhagens de organismos. Nesse tipo de análise, os genes são identificados estudando-se aherança de diferentes características. Um exemplo foi o trabalho de Mendel com as ervilhas, estudando-se diferentes características da ervilha (altura, cor, textura, dentre outras). A genética clássica também estuda a natureza do material genético, como ele controla as características e como ele sofre mutações.
2. Genética molecular: Os genes são estudados mediante isolamento, sequenciamento emanipulação do DNA. Por exemplo, o conhecimento de uma sequência de DNA e as comparações com outras sequências de DNA permitem que um geneticista defina um gene quimicamente. Os geneticistas aprenderam a cortar trechos do DNA em pontos específicos e inserir em outra molécula de DNA. Eles aprenderam a transferir genes de um organismo para outro.
3. Genética de populações: Ocorre quando a genética éestudada em populações inteiras. Indivíduos dentro de uma população podem ter diferentes alelos de um gene. Essas diferenças levam os indivíduos a serem distintos do ponto de vista genético. O enfoque da genética de populações é determinar a frequência de alelos específicos de uma população e avaliar se essas frequências mudam com o tempo. Caso sim, a população está evoluindo.
Por que estudargenética?
A genética possui posição de destaque na biologia e proporciona base para melhor compreensão da vida das plantas, dos animais, micro-organismos e principalmente da espécie humana.
Vários questionamentos envolvem a importância de se estudar genética:
Por que os filhos se assemelham aos pais?
Como várias doenças são transmitidas nas famílias?
Por que a cor dos olhos de uma criança é iguala do avô e não é igual a cor dos olhos dos pais? Dentre outros questionamentos.
O DNA é o material genético que passa de uma geração a outra, determinando as características dos indivíduos. Por isso a Genética é por vezes definida como o estudo da hereditariedade.
A Genética enquanto estudo sistemático começou com os experimentos de Gregor Mendel, em 1860, que abordaremos mais adiante. Noentanto, desde a antiguidade os povos dedicaram-se ao melhoramento de espécies de plantas para uso na agricultura e de animais domésticos selecionando os indivíduos, com as características desejadas, para cruzamento.
2. A importância da genética para a sociedade
Hoje os estudos relacionados com a genética, tais como a engenharia molecular e a terapia gênica, assumem, cada vez maior importância. Amatéria prima das roupas de algodão ou de lã, por exemplo, é obtida a partir de plantas e animais que passaram por programas de cruzamento com aplicação de princípios genéticos.
A manipulação de vários genes, ao mesmo tempo em laboratório, no entanto, permite alcançar mais rapidamente o resultado desejado para determinado objetivo. Um exemplo de engenharia genética é o algodão colorido obtido pelaEmbrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) da Paraíba.
2.1 A engenharia genética e a produção de alimentos
Após a destruição causada pela segunda guerra mundial (1938 a 1945) houve enorme escassez de alimento. Em conseqüência surgiu a Revolução Verde com seu sucesso de uma agricultura baseada no cultivo de linhagens manipuladas geneticamente de espécies importantes como o trigo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • genetica
  • genetica
  • genetica
  • Genetica
  • Genetica
  • Genetica
  • Genetica
  • genetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!