Genética

Páginas: 8 (1889 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2012
Genética Bacteriana
Introdução Para entendermos melhor sobre genética bacteriana é importante revisarmos alguns conceitos em Genética Geral. Todo o organismo possui uma coleção completa de genes, tal conjunto é chamado de genoma. O genótipo é um termo similar que se refere ao conjunto total de genes de uma bactéria. Os genes são unidades fundamentais da hereditariedade e carregam informaçõesnecessárias para as características das diferentes espécies bacterianas. Os genes comandam todas as funções da célula conferindo-lhes suas características particulares e sua individualidade. A partir de um gene a célula bacteriana fabrica uma molécula intermediária chamada de RNAm (RNA mensageiro). Por meio do RNAm, a informação é utilizada para síntese de um “produto gênico” - uma proteína (noprocesso de tradução). Os genes só fornecem a informação para a síntese de proteínas quando solicitados. Assim, a célula evita o desperdício de energia.

Figura 1

Figura 2: esquema semelhante à figura anterior. Note que a molécula de DNA mantém as informações em forma de genes (basicamente cada gene detém a informação para a síntese de proteínas). Para sintetizar uma proteína, o gene passa por umprocesso de transcrição, em que a informação é “transformada” de DNA para mRNA e tradução que é o processo no qual a instrução do mRNA servirá de base para formar nova proteína.

O fenótipo de um indivíduo está relacionado às suas características físicas e estruturais. Em seres humanos, por exemplo, o fenótipo de um determinado indivíduo refere-se às características comuns, como altura, cor dosolhos, cor da pele, cor dos cabelos, etc; enquanto que em uma bactéria as características fenotípicas incluem a presença ou ausência de cápsula (glicocálice), flagelo, enzimas específicas, dentre outras características. Vale lembrar que tais características são influenciadas pelo repertório de genes que possui. Por exemplo, uma bactéria só apresentará uma enzima específica caso ela possua um genecom as informações dessa enzima específica. Como existe apenas um cromossomo que se replica exatamente antes de a célula entrar em divisão, as características de uma espécie são transferidas da bactéria parental (célula-mãe) para as células-filhas, após a ocorrência da divisão (fissão) binária. A replicação do DNA deve preceder a divisão binária para garantir que cada célula-filha tenhaexatamente a mesma composição genética da célula parental. Apesar de tal esforço, nem sempre tal rigor acaba garantindo a qualidade na replicação cromossômica (veja “mutação bacteriana”). Genética bacteriana O processo de evolução biológica dos seres vivos é produto de alterações de seu material genético. O material genético típico de uma bactéria consiste em uma molécula de DNA compreendendo, em média,cerca de 6.000 genes. As bactérias, em sua maioria, possuem um cromossomo único, formado por uma longa molécula de DNA de dupla fita, contínua e circular, sem o revestimento protéico, como as células eucarióticas. Desse modo, podemos classificar as bactérias como organismos haplóides, ou seja, possuem um único cromossomo e, portanto, uma única cópia de cada gene. Enquanto as células diplóides,apresentam um par de cada cromossomo e, portanto, possuem duas cópias de cada gene. A informação genética da maioria dos seres vivos está codificada na molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), com exceção de alguns vírus, que possuem uma molécula de RNA (ácido ribonucléico). Nas bactérias, o DNA é uma macromolécula em forma de dupla fita circular, com comprimento de aproximadamente 1mm. Este DNA éaltamente empacotado e dobrado para se manter dentro da célula, que mede de 1 a 2 µm de comprimento. A molécula de DNA é composta por nucleotídeos. Cada nucleotídeo contém uma molécula de pentose (S), uma de ácido fosfórico (P) e uma base nitrogenada. Existem quatro tipos de bases nitrogenadas na molécula de DNA: A: adenina T: timina C: citosina G: guanina

Figura 3: representação esquemática...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • genetica
  • genetica
  • genetica
  • Genetica
  • Genetica
  • Genetica
  • Genetica
  • genetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!