Gel de carbocol

3385 palavras 14 páginas
Assunto: morbimortalidade relacionados a medicamentos ,estrategia de prevençao!

Slide com topicos uma parte escrita somente para estudo,nao precisa entregar trabalho escrito para a professora!!

MORBI MORTALIDADE RELACIONADA A MEDICAMENTOS

Slide 5 e 6
Atualmente a morbimortalidade relacionada a medicamentos é um relevante problema de saúde pública e um determinante de internações hospitalares. As internações relacionadas a medicamentos podem ser atribuídas a fatores intrínsecos à atividade do fármaco, falhas terapêuticas, não adesão ao tratamento e eventos adversos (JOHNSON & BOOTMAN, 1995; ROUGHEAD et al., 1998; EASTON et al. , 1998; MALHOTRA et al., 2001). Einarson (1993) publicou uma revisão de 37 estudos realizados em países desenvolvidos e encontrou a incidência média de internação relacionada a medicamentos de 5 %, variando de 0,2 a 21,7 %. Na Austrália, no período de 1988 a 1996, foram publicados 14 trabalhos que analisaram as internações hospitalares determinadas por medicamentos. Os trabalhos foram realizados em diferentes contextos e a comparação entre os estudos envolvendo populações diversas pode trazer confusão, dificultando o conhecimento da extensão real do problema.
Para elucidar esses estudos, Roughead et al (1998) publicaram uma revisão demonstrando que as taxas de internações relacionadas a medicamentos corresponderam a 2 a 4% do total de internações, 6 a 7% das admissões em emergências, 12% das admissões em unidades de clínica médica e 15 a 22% das admissões de emergências em geriatria. Em 2002, Winterstein et al. publicaram uma metanálise de artigos sobre internações hospitalares relacionadas a medicamentos, segundo os resultados as taxas de prevalência podem variar de 3 a 9% das internações. Os autores ressaltam que mais de 50% das internações relacionadas a medicamentos podem ser prevenidas.
Durante as últimas décadas, vários estudos demonstraram que a morbidade e a mortalidade por uso de medicamentos são grandes problemas de

Relacionados

  • FÉ E RAZÃO
    1044 palavras | 5 páginas