Geiomembranas

1217 palavras 5 páginas
Existe um vasto leque de situações onde as geomembranas podem ser aplicadas, nomeadamente em três áreas: uma primeira relacionada com as obras que envolvem a construção das vias de comunicação e, portanto, na área dos transportes, uma segunda área relacionada com a protecção do meio ambiente, e portanto de carácter ambiental e finalmente a terceira relacionada com obras geotécnicas. As geomembranas têm na sua constituição aditivos que lhe conferem determinadas características necessárias tanto ao seu fabrico como ao seu desempenho, enquanto material usado para os diferentes fins.

Os Geossintéticos

Geossintético é o termo genérico usado para designar uma folha de material, fina e flexível, incorporada ou sobre o solo de modo a melhorar o desempenho deste. Embora a esmagadora maioria dos geossintéticos pertença a dois tipos fundamentais: geotêxteis e geomembranas, pode-se ainda incluir nessa designação outros materiais que pelas suas características nela se enquadram. São eles, por exemplo, os geocompósitos, as geogrelhas e as georredes, etc.
Os geossintéticos desde sempre utilizados na engenharia civil, assumem capital importância em obras do domínio da engenharia do ambiente minimizando o impacte ambiental de algumas acções agressivas para o meio ambiente. Uma das vantagens fundamentais, senão a mais importante, associada à aplicação dos geossintéticos face a outras soluções, mantendo os padrões de qualidade e segurança, tem a ver com a redução de custos. Obras, como a execução de aterros sanitários ficam substancialmente melhoradas nas suas redes de drenagem, impermeabilização, estabilidade de taludes, separação de camadas de solo e de camadas de resíduos através da utilização de geossintéticos em substituição dos materiais tradicionais, tanto pela eficácia do funcionamento daqueles, como pela rapidez associada à sua aplicação e ao seu baixo custo.

História e Evolução das Geomembranas

As geomembranas começaram no fim do primeiro terço deste século a

Relacionados