Gean Piaget e a Epistemologia Genética

Páginas: 10 (2439 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1- INTRODUÇÃO

Este trabalho, realizado com base em pesquisas, tem por objetivo apresentar a teoria da Epistemologia Genética desenvolvida por Jean Piaget, na qual o teórico busca estudar e entender todo o processo de construção do conhecimento pelo sujeito, desde seu nascimento até a idade adulta, tendo como centro de suas pesquisas o desenvolvimento infantil.
Inicialmente apresenta-se umbreve resumo de sua biografia, quem foi Jean Piaget, em quais áreas ele se dedicou durante sua vida e por qual motivo tornou-se mundialmente conhecido.
Em sequência, iniciando o assunto da Epistemologia Genética, que é o objetivo principal deste trabalho, há uma definição das palavras que representam a teoria de Piaget, desmembrando as palavras epistemologia e genética, atribui-se um significadopara cada parte.
No decorrer do trabalho é apresentado um texto falando sobre o assunto, explicando a partir de que idéias Piaget desenvolveu sua teoria, assim como também as bases de sua pesquisa e como a teoria da Epistemologia Genética foi desenvolvida e apresentada pelo teórico.
São apresentados e explicados ainda, os principais pontos do trabalho de Piaget, que dão ênfase a sua teoria, sendoeles, os processos de desenvolvimento cognitivo (assimilação e acomodação), a teoria da equilibração, e os quatro estágios do desenvolvimento da inteligência (sensório-motor, pré-operatório, operacional concreto e operacional formal), de forma que cada um desses estágios ocorre em uma determinada idade, iniciando desde o nascimento da criança até a vida adulta, sendo cada período marcado porcaracterísticas diferentes, que vão evoluindo de acordo com a idade.
Para finalizar esse trabalho, seguindo o mesmo texto, demonstra-se quais foram as contribuições de Piaget e sua Teoria para a educação e de que forma seu trabalho influenciou nas ações pedagógicas dos educadores, sendo que, o conhecimento e a interpretação de sua teoria podem ajudar o professor entender melhor seus alunos e realizarda melhor forma seu trabalho em sala de aula.

2- BIOGRAFIA



Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça. Seu pai, um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval.
Era um menino prodígio, aos 11 anos já publicou seu primeiro artigo – sobre um pardal albino, que observava em um parque público.
Aos 19 anos, em 1915, licenciou-se emCiências Naturais e, em seguida, também em Filosofia, além de ter muito interesse por Religião, Sociologia e Psicologia. Estudou nos laboratórios de G.E.Lipps e na clínica psiquiátrica de Bleuer, momentos em que adquiriu a convicção de que a psicologia experimental poderia contribuir para a sua investigação epistemológica.
Piaget foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente doestudo do desenvolvimento cognitivo, foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, tornando-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos, falecendo no dia 17 de setembro de 1980, em Genebra.

2.1 - JEAN PIAGET E A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

Etimologia da palavra:Epistemo - conhecimento
Logia - estudo
Gene - hereditariedade
Tica - técnica.

Epistemologia é entendida como uma reflexão geral em torno da natureza, que envolve etapas e limites do conhecimento humano, e a genética é a ciência que estuda a hereditariedade, bem como a estrutura e funções dos genes, ou seja, a epistemologia genética, expressa a ideia de busca pelo entendimento cientifico daperpetuação do conhecimento expressada pelos seres vivos e sua evolução.
A Epistemologia Genética surge como uma terceira visão teórica representada pela linha interacionista, de forma que as idéias de Piaget contrapõem-se às visões de duas correntes que permeiam a psicologia em geral, que são o objetivismo e o subjetivismo. Essas correntes são derivadas de duas grandes vertentes da Filosofia (o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Piaget e a sua teoria da Epistemologia Genética
  • A Epistemologia Genética de Piaget e o Construtivismo
  • A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET
  • A epistemologia genética de Jean Piaget
  • A epistemologia genética de jean piaget
  • Piaget e a epistemologia genética
  • A epistemologia genetica de jean piaget
  • Resenha sobre a Epistemologia Genética de Jean Piaget

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!