Geólogo

Páginas: 35 (8731 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2012
Pesquisa Mineral
Curso Técnico de Mineração

TOMO I

PESQUISA MINERAL

Prof: Luciano Pena

Capítulo I

Definições de termos técnicos

1. GLOSSÁRIO

1.1. Atitude: Atitude de uma superfície geológica planar (estratificação, foliação metamórfica, falha..) é a definição da disposição espacial desta superfície com relação ao plano horizontal e à linha meridiana N S verdadeira,usando-se dois parâmetros: a direção e o mergulho da camada. A direção (strike) de uma camada é dada pelo ângulo entre a linha N S e a linha da interseção do plano da camada com o plano horizontal. O mergulho (dip) da camada é o angulo entre a camada e um plano horizontal, devendo ser indicado o quadrante para o qual mergulha a camada. Se a camada é horizontal não se tem direção e o mergulho é zero grause se for vertical o mergulho é de 90 graus sem quadrante de mergulho.

1.2. Barragem de rejeito: Local onde deposita o rejeito observando conceitos técnicos adequados para se evitar rompimentos e danos ambientais.

1.3. Curvas de nível: Linhas de interseção da superfície topográfica com um plano horizontal imaginário ou linhas que unem os pontos do terreno que possuem a mesma altitude (cotaou elevação).

1.4. Depósito controlado de Estéril: Local onde se deposita estéril com conceitos técnicos adequados para se evitar rompimentos e danos ambientais.

1.5. Direção da camada: Ângulo que fazer a linha horizontal de uma camada e a direção do norte verdadeiro.

1.6. Efluente: O termo efluente refere se a águas fluviais ou de esgotos que são despejadas nas águas costeiras. Os esgotospodem ser domésticos ou industriais (química, mineração, etc.) e podem levar à poluição ambiental como acontece em várias regiões.

1.7. Geologia Aplicada: Usa conceitos e métodos geológicos para pesquisa de problemas específicos como: prospecção e mineração - geologia econômica, água - hidrogeologia, petróleo - geologia do petróleo, verificação das condições geológicas para obras deengenharia.

1.8. Geologia de Petróleo: Ramo da Geologia relacionado com a origem, migração e acumulação de petróleo e gás natural, bem como a pesquisa, exploração e explotação das suas jazidas (Oliveira, 1997, p. 153)

1.9. Geologia Econômica: Estudo e análise dos corpos geológicos e dos materiais que podem ser utilizados lucrativamente pelo homem, incluindo combustíveis, metais, minerais,não-metálicos e água,+ aplicação do conhecimento geológico e da teoria para pesquisa e compreensão dos depósitos.

1.10. Gradiente: É a medida do aclive ou declive de uma camada geológica. É a relação entre a vertical e a horizontal do triângulo formado (expresso em porcentagem).

1.11. Mergulho da camada: É o maior ângulo de inclinação da camada geológica ou de minério com o plano horizontal. O mergulho éperpendicular à direção da camada.

1.12. Mineral: Massa sólida de origem natural inorgânica cuja composição química é bem definida e que apresenta forma de estruturação atômica segundo células que se repetem. Minerais que não tem este padrão organizacional, como a opala, são chamados de amorfos ou mineralóides. Os minerais, em geral, são sólidos.

1.13. Mineral Minério: Mineral de interesseeconômico que compõe de forma individual ou associado a outros minerais de interesse econômico formando o minério.

1.14. Mineral Primário: Mineral gerado quando da formação da rocha, e mantém sua forma e composição originais.

1.15. Mineral Secundário: Mineral que se formou após a formação da rocha que o contém e geralmente a partir de outro mineral primário.

1.16. Mineralogia: Ciência queestuda as substâncias inorgânicas naturais, chamadas minerais, sua formação e ocorrência, suas propriedades e composição e sua classificação, sejam elas de origem terrestre ou extraterrestre (Parker, 1988, p. 390)

1.17. Ocorrência Mineral: Massa com alguma concentração mineral que não tem ou não foi ainda definido se pode ser lavrada economicamente.

1.18. Plunge: Medidas que definem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • geologo
  • Geologo
  • Geólogo
  • geologo
  • GEOLOGO
  • Geólogo
  • Geologo
  • Geologo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!