gdrdgdrgreg

1397 palavras 6 páginas
– apresentação inicial.

Espaço físico:
Palácio de D. João de Portugal, em Almada:





possui um salão antigo com um ar melancólico e pesado; retratos de família e, em lugar de destaque, os de D. Sebastião, D. João de Portugal e de Camões; reposteiros que impedem a vista para o exterior e a entrada da luz; comunicação com a capela da Sr.ª da Piedade.

Espaço psicológico:
As coordenadas do espaço psicológico da obra são delimitadas pelos sonhos proféticos e devaneios de Maria, assim como por diversos monólogos, como por exemplo, as reflexões ponderadas de Frei Jorge, que parece antever a desgraça que se vai abater sobre a família de seu irmão (cena IX, ato II).

Cena V
Resumo:
Nesta cena, Manuel promete a Madalena que nos próximos quinze dias não sairá de casa, o que a tranquiliza bastante. No entanto, esta paz é breve, porque Manuel resolve ir a Lisboa com Maria para visitar uma familiar, que tinha entrado para a vida religiosa- Sóror Joana.
Madalena fica, de novo, angustiada, não só porque a saúde de Maria é delicada , mas também porque é sexta-feira, dia fatídico e fatal "Este dia de hoje é o pior..."

Didascálias:





2ª didascália "Correndo a abraçar Manuel de Sousa" - Madalena sentiu-se feliz por voltar a ver Manuel de Sousa
6ª didascália "aterrada" - Madalena sentia-se desolada por ser sexta-feira
15ª didascália " pegando-lhe na mão" - Frei Jorge tenta animar Maria
18ª didascália "sem vontade" - Apesar de ter deixado Maria ir, Madalena continua a sentir que o melhor é ela ficar

Linguagem:
Vocativo:
"Querida madalena" – l.4, mostra o afeto de Manuel de sousa por Madalena

"Meu esposo, meu marido, meu querido Manuel!" – l.27, felicidade de madalena pela futura presença mais assídua do seu marido
"Meu pai… minha mãe" – l.46 – Tratamento com respeito de maria para os pais, típico da época "Minha maria" – l.68 – ternura de Jorge pela sua sobrinha
Interjeções:
"Ai" – l.20, mostra o desespero e a

Relacionados