gdjhtjfg

5049 palavras 21 páginas
Prefeitura Municipal de Cortês
Concurso Público - 2013
Cargo: Médico Generalista / Nível Superior

01. Marque a alternativa INCORRETA acerca do texto

Língua Portuguesa

1:

TEXTO 1 – Primeira Pessoa
Alguns dos melhores textos que eu já li foram escritos na primeira pessoa – e alguns dos piores também.
A autoexposição gera tanto a obra-prima (Os Ensaios de
Montaigne, para citar o sujeito que mais ou menos inventou o negócio de escrever sobre si próprio e mostrou até onde esse tipo de investigação íntima poderia levar um autor genial) quanto o bom e velho papo-furado, aquele tipo de revelação pessoal que extrai do leitor nenhuma emoção além da vergonha alheia e uma única pergunta em tom de exclamação: “E o Keko?”.
A narrativa íntima e pessoal atrai nossa atenção como um buraco de fechadura. Não interessa se o que está acontecendo do outro lado da porta é uma cena de paixão ou uma reunião de executivos de uma multinacional.
Se a história for contada, com a devida graça, por um observador inteligente e articulado, nós vamos querer parar para ouvir – mais ainda se ele acrescentar à narração o tempero irresistível do “eu estive lá”. Mas, se a história for tola, mal contada e sem graça, nós vamos prestar atenção também – mesmo que apenas por alguns segundos, antes de sair de fininho.
É da nossa natureza a bisbilhotice, e já era assim muito antes de inventarem o Big brother.
O que mudou radicalmente nos últimos tempos foi a quantidade de canais abertos para a autoexposição, caminho que a internet tornou tecnologicamente possível e as redes sociais projetaram ao infinito. Vivemos hoje numa barafunda de experiências particulares compartilhadas das mais diferentes formas.
A foto do bebê, ainda no hospital, atravessa o planeta poucos minutos depois do nascimento e chega ao celular de uma conhecida (não muito íntima) da mãe. Amores começam e acabam diante de espectadores involuntários e sob o olhar impaciente da fila – que, como todo

Relacionados