gdhhgg

596 palavras 3 páginas
(5º ano)

Construindo o Ambiente

- estudando o nosso passado A História é uma ciência preocupada fundamentalmente com o passado da humanidade. Compreender, com a máxima precisão, como viveram nossos antepassados responde a questões importantes sobre nosso presente. Philippe Ariès certa vez escreveu sobre o sentido de seu trabalho como historiador e concluiu: “O que me faz pular para o passado e seguir um comportamento histórico tem como ponto de partida uma questão colocada pelo presente”. Parece que há um consenso entre os historiadores. O passado não existe em si, senão pelo fato de nós o reconstruirmos a partir de questões impostas pelo presente. A melhor forma de compreender a História é estar atento ao passado. A reflexão sobre o tempo não é exclusividade da História. Ao contrário, o tempo ocupa um lugar no pensamento de todas as ciências humanas e naturais. O tempo é a categoria fundamental para a reconstrução do passado.

- meios de transporte
Os meios de transporte são responsáveis pelo deslocamento de pessoas, animais, matérias-primas e mercadorias, sendo de fundamental importância para a infraestrutura e a economia de um determinado local.

Existem quatro modalidades de transporte: terrestre, aquaviário, aéreo e dutoviário.
O transporte terrestre é realizado em ônibus, carros, motocicletas e caminhões que se deslocam em ruas, estradas e rodovias. Outro tipo de transporte terrestre é o ferroviário, realizado em trens que se movimentam sobre trilhos.

O transporte aquaviário é caracterizado pelo deslocamento em lagos, rios, mares e oceanos. As pessoas e/ou mercadorias são transportadas em canoas, bancos, navios, etc. Essa é uma alternativa muito utilizada para o transporte de cargas entre países de diferentes continentes (transporte marítimo).

O transporte aéreo é considerado o meio de transporte mais rápido e sofisticado do mundo. Ele é extremamente importante para quem deseja realizar viagens em curto tempo, pois o avião atinge

Relacionados