gdfgfgfg

1839 palavras 8 páginas
Gênesis 16
Introdução: O povo de Deus é em muitos aspectos um tipo muito estranho. Em Gênesis 14-15, Abraão é visto como um brilhante exemplo de fé. Entretanto, em Gênesis 16 ele age contrário a fé. O fato dos Cristãos estarem sujeitos a influências de diferentes forças, explica estas inconsistências [Gálatas 5:16-17]. Nós nos alegramos por Deus não permitir que a verdadeira fé salvadora venha a fracassar [I João 5:4].
I. A Necessidade de Fé - versículo 1. Deus muitas vezes espera para agir até que Seus planos se tornem humanamente impossíveis de serem realizados. Abraão tinha oitenta e cinco anos e não tinha tido filhos e Sara havia passado da idade de poder engravidar. Qual a esperança que eles poderiam ter de terem um filho? A resposta é claro, deveria ser que a promessa de Deus era suficiente para eles. Deus sempre mantém Sua palavra. Todavia, Ele faz isso de maneira que Ele mesmo venha a ser glorificado. O Seu tempo e métodos são muitas vezes uma prova para a carne. Nós devemos aprender que a fé deve ser acompanhada de paciência para poder aguardar calmamente para Deus cumprir a Sua palavra. [Hebreus 6:12; 10:35-36].
II. A Tentação - versículos 1-3. Note como a aproximação da tentação pode ser sutil: A. Ela veio por meio de uma pessoa justa [I Pedro 3:6]. B. Ela veio de uma pessoa próxima de Abraão. C. Ela foi uma bem intencionada tentativa de “ajudar a Deus”. Entretanto: A. Ela era contrária ao plano de Deus para o casamento. B. Ela não passava de uma estratégia humana para tentar melhorar o plano divino.
III. Uma Alegoria.
O casamento e os eventos subseqüentes são usados nas Escrituras como uma alegoria para nos ensinar o perigo de tentar ser salvo pela lei [Gálatas 4:21-31]. Isto será explicado no decorrer do estudo. Os pregadores também têm usado isto como exemplo de uma tentativa tola de fazer a vontade de Deus no poder da carne.
IV. A Poligamia Consumada - versículos 4-6.
O propósito do casamento é a felicidade

Relacionados