GDASJGFUSGA

3965 palavras 16 páginas
elaborado pelo Pnund, estimou em 50 milhões o número de indígenas na América Latina, o equivalente a 11% da população dessa região. Com distribuição bastante desigual, em alguns países, como Bolívia e Guatemala, os povos indígenas mas e desafios, entre os quais a dificuldade em manter seus saberes, sua linguagem e seus hábitos.
A diversidade étnica é cultural que caracteriza a América Latina é fruto das singularidades da história de cada grupo social, da forma como organizaram sua vida social, política e econômica, de suas relações com a natureza e com outros grupos. As desigualdades sociais são resultado das relações de dominação e exploração econômica a que foram submetidas as populações dessa região, desde a chegada dos europeus.
Essas relações de dominação podem ser percebidas ma trajetórias das línguas nativas. Das mais de 2 mil línguas faladas na época da colonização europeia da atual região latino-americana, falam-se apenas 570 atualmente.
A América Latina é uma região integrada, desde a colonização, ao processo de mundialização da cultura: nove entre dez pessoas falam uma língua europeia e seguem uma religião de origem externa. A maioria dos católicos do mundo é latino-americano.
Muitos países latino-americanos têm investido na educação bilîngue como forma de combater a exclusão e reconhecer as tradições de grupos excluídos. Bolívia, México, Paraguai, Peru, Guatemala e Brasil são exemplos de nações que têm produzido experiências de reelaboração das culturas de origem, como a adoção de educação na língua de origem dessas populações, oque contribui na aprendizagem, além de reduzir a repetência e as disparidades educacionais.elaborado pelo Pnund, estimou em 50 milhões o número de indígenas na América Latina, o equivalente a 11% da população dessa região. Com distribuição bastante desigual, em alguns países, como Bolívia e Guatemala, os povos indígenas mas e desafios, entre os quais a dificuldade em manter seus saberes, sua linguagem e seus hábitos.
A

Relacionados