Gd Luuuuu

1175 palavras 5 páginas
HORTENSIA VITÓRIA P. DE ALCANTARA

UROGINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Supervisora: Luciana Nascimento Fonseca

Faculdades Integradas Pitágoras
1º semestre/ 2015
Montes Claros
AVALIAÇÃO E FISIOTERAPIA NA GESTAÇÃO

As mudanças físicas e psicológicas marcam a mulher durante o período de gestação. Apesar de ser considerado um momento mágico para muitas não tem como negar que, muitas vezes, essas mudanças vem acompanhadas de deconfortos e limitações, que impedem a mulher de levar uma vida totalmente igual à que levava. E após o parto, os cuidados com o bebê também exigem mais do corpo da mulher, que acrescentará novas atividades ao seu cotidiano, como trocar fraldas e dar banho.
Durante esse período, o útero passa por um processo de expansão, gerando uma curvatura nos ossos e, principalmente, na lombar e no quadril. A coluna sofre o impacto causado pela expansão da barriga, causando uma desarmonia das cadeias musculares. Essas cadeias passam por duas alterações: a posterior fica sob estresse de tensão muscular constante e a anterior, sofre processo de estiramento. Essas mudanças podem ocasionar frouxidão dos ligamentos vertebrais, rotação das vértebras e pinçamento de nervos.
A fisioterapia na gravidez exerce um papel importante em cada fase da gestação, sempre visando a promoção da saúde e do bem-estar da mulher. A fisioterapia pré-natal, por exemplo, prepara o corpo da mulher para dois momentos: o pré e o pós-parto, prevenindo, tratando e reabilitando possíveis disfunções, desconfortos, dores ou lesões. Assim, a fisioterapia oferece: exercícios de alongamento e fortalecimento de determinados músculos; exercícios aeróbicos; conscientização corporal; melhora na circulação sanguínea, correção da postura e exercícios de relaxamento. É função do fisioterapeuta avaliar os músculos do assoalho pélvico, focando na sua coordenação, tônus, resistência e força.

INFECÇÃO URINÁRIA

É uma patologia que afeta qualquer parte do aparelho

Relacionados