GD Faringite

Páginas: 18 (4308 palavras) Publicado: 3 de julho de 2013
Respostas GD-2 Caso de Faringite


1) Quais sinais cardiais da inflamação podem ser reconhecidos neste caso? Relacione os sinais com sua descrição clínica.
Os sinais cardiais apresentados são: Rubor, dor, inchaço e calor.
O eritema que provoca o rubor é causado pelo aumento do fluxo sanguíneo na microcirculação local em decorrência da vasodilatação induzida pelas substânciaspró-inflamatórias, principalmente histaminas liberadas pelas células de defesa em resposta a agressão.
O calor é consequência do aumento da velocidade da circulação no local.
O inchaço é decorrente do extravasamento de líquido provocado pelo aumento da pressão hidrostática do vaso e pressão oncótica provocado pela saúda das células que conseguem passar em decorrência da contração das células endoteliais queformam poros permitindo seus extravasamento para o interstício.
A dor é consequência da liberação de mediadores pró-inflamatórios, principalmente bradicinina que ativa a fosfolipase induzindo a síntese e liberação de prostaglandinas por fagócitos e células endoteliais, e substância P produzida pelas terminações nervosas aferentes, sensinilizam os nocioceptores tornando-os mais sensíveis a dor ecausando a hiperalgesia.

2) O pediatra observou que a faringe, úvula e tonsilas de João, estavam inchadas e eritematosas.
a) De que forma estes achados estão relacionados aos fenômenos vasculares no sítio de inflamação?
Os fenômenos vasculares são representados por modificações hemodinâmicas e reológicas da microcirculação, comanda por mediadores liberados durante os fenômenos irritativos e poração direta do agente inflamatório.
As principais modificações são:
- Vasodilatação arteriolar, produzida inicialmente e na maioria das vezes por ação da histamina e do reflexo axônico (por ação da substância P e das terminações nervosas de histamina) e mantida por porostalglandinas, leucotrienos e PAF. Em consequência, há aumento do fluxo de sangue para a área agredida, gerando a hiperemia ativae fluxo sanguíneo rápido.
- Vênulas menores dilatam-se, mas as maiores sofrem pequena constricção aumentando a pressão hisdrostática da microcirculação. De modo geral, os mediadores dessas alterações hermodinâmicas aumentam a permeabilidade vascular iniciando a exsudação de plasma para o interstício. Com isso, há hemoconcentração local e as hemácias tendem a se empilhar e a formar aglomerados,caracterizando a eritematose, tornando o sangue mais viscoso e a circulação mais lenta.
As proteínas plasmáticas exsudadas aumentam a pressão oncótica intersticial favorecendo a retenção de água fora dos vasos, o que caracteriza o inchaço.
b) De que forma o endotélio desempenha função nos fenômenos vasculares? Descreva os principais mediadores químicos envolvidos e sua ação neste processo.
Épossível que fatores vasoativos produzidos pelo endotélio (NO, prostaciclina) desempenham papel importante no fenômenos vasculares. A fase inicial da vasodilatação é certamente mediada pela histamina, substancia P, bradicinina e prostaglandinas. A fase tardia e sustentada depende sobretudo dos mediadores originados no plasma (derivados do complemento, fibrinólise e coagulação) e dos derivados doacido araquidônico, que são gerados principalmente no endotélio e nas células do exsudato inflamatório.
A histamina atua como vasodilatador, mas para ocorrer a ação ela precisa se ligar aos receptores H1 das células endoteliais induzindo assim uma contração dessas células. Com isso ela irá aumentar da permeabilidade vascular das vênulas e causar dilatação das arteríolas.
A substância P agirá emdiversos receptores celulares produzindo a contração da musculatura lisa tendo a vasodilatação arteriolar, o aumento da permeabilidade vascular (isso tudo com o auxilio da histamina). Histamina, prostaglandinas e leucotrienos são uns dos diversos estímulos que podem ativar o endotélio. Depois de ativadas, elas produzem substancias diversas que atuam na coagulação, aderência de leucócitos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • faringite
  • Faringite
  • faringite
  • Faringite
  • faringite
  • aula de gd
  • GD TRABALHO
  • Amigdalite/faringite

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!