GD de Biomol

7631 palavras 31 páginas
Estudo Dirigido 3
1)

Por que o ácido graxo é ativado com CoA no citosol, se assim ele não pode entrar na mitocôndria? Como é garantida a irreversibilidade dessa reação?

Ácidos graxos com 12 carbonos ou menos entram na mitocôndria sem transportadores, já aqueles com 14 carbonos ou mais necessitam da ajuda de transportadores. O ácido graxo é ativado com CoA no citosol pois assim ele não pode mais sair da célula. Além disso, a reação de ativação com CoA é a primeira reação do circuito carnitina, composto de três reações enzimáticas que visam transportar o acil graxo CoA para a matriz mitocondrial.
Esta reação é dada por:
Ácido graxo + CoA + ATP

Acilgraxo CoA + AMP + PPi

Essa reação é catalisada por uma família de isoenzimas localizadas na membrana mitocondrial externa, as acil-CoA-sintetases, que catalisam a formação de uma ligação tioéster entre o grupo carboxil do ácido graxo e o grupo tiol da coenzima A para produzir um Acil graxo Coa, acoplada a clivagem do ATP a AMP e PPi. O pirofosfato formado é imediatamente hidrolisado pela pirofosfatase inorgânica que puxa a reação de ativação precedente no sentido da formação do Acil graxo CoA, tendo essa reação uma variação de energia padrão de -34 kJ/mol (libera energia) o que torna a reação irreversível.
2)
Os ácidos graxos só permitem a obtenção de energia no ciclo do ácido citrico?
Será sempre dependente de oxigênio? Por que?
Não, pois além da beta oxidação os ácidos graxos também poder ser inicialmente oxidados por outras vias, como a alfa oxidação e a omega oxidação. Na omega oxidação as enzimas atuam no carbono mais distante do grupamento carboxil. As enzimas específicas para esta via de oxidação estão no retículo endoplasmático do fígado e dos rins a qual ocorre principalmente em ácidos graxos com 10 a 12 carbonos. Essa via se torna importante quando a beta oxidação está defeituosa. Essa via é dependente de oxigênio devido às suas reações inerentes, que são: introdução de um

Relacionados

  • GD 2 Biomol 2013 VETERANOS
    2931 palavras | 12 páginas
  • Biologia molecular
    3623 palavras | 15 páginas