gbgggg

280 palavras 2 páginas
Segunda João. A segunda carta de João começa com as seguintes palavras: “O ancião, à senhora escolhida e aos filhos dela.” (2Jo 1) Assim, com tato, João indica que ele é o escritor. Era deveras um “ancião”, já tendo, por volta dessa época, cerca de 90 ou 100 anos. Era também ancião no sentido do crescimento cristão, e era ‘coluna’ da congregação. Gál 2:9.
Alguns acham que esta carta “à senhora escolhida” seja dirigida a uma das congregações cristãs, e que os filhos sejam filhos espirituais, sendo os filhos da “irmã” (2Jo 13) membros de outra congregação. Por outro lado, alguns sustentam a idéia de que a carta foi dirigida realmente a uma pessoa, talvez chamada Kyria (palavra grega para “senhora”).
Muitos dos pontos abordados por João na sua segunda carta são síntese de idéias da sua primeira carta. Ele fala da verdade que permanece naqueles que realmente a conhecem, e da benignidade imerecida e da paz de Deus. Alegra-se de que alguns continuam a ‘andar na verdade’. Mostram amor uns aos outros e observam os mandamentos de Deus. No entanto, enganadores saíram pelo mundo afora, o anticristo negando que o Filho de Deus veio na carne. (Compare 2Jo 7 com 1Jo 4:3.) Em 2 João 10, 11, ele amplia as instruções dadas na sua primeira carta, mostrando quais as medidas que os membros da congregação devem tomar para com aqueles que se adiantam ao ensino do Cristo, e que surgem com seus próprios ensinamentos ou os de homens. João ordena que o cristão não deve cumprimentá-los, nem recebê-los em seu lar.

Terceira

Relacionados