gayluter

2029 palavras 9 páginas
Cap 110
Após uma semana Lobo Neves estava novamente nomeado presidente. Ansioso por ver alguma nova coincidência com o número 13, que poderia evitar a viagem mais uma vez, Brás Cubas descobriu que a publicação ocorreu no dia 31 .
Cap 111
Virgília e Lobo Neves estavam às vésperas da mudança quando Brás Cubas encontrou um papelzinho dobrado. O bilhete era de Virgília, chamando Cubas para um encontro noturno em sua chácara.
Brás considerou a situação ridícula e o encontro insensato, apesar disso, decidiu aceitar o chamado. Porém, ao perguntar a Dona Plácida onde seria o encontro, ela disse não saber de nada: aquele era apenas um bilhete antigo que ela tirara da gaveta de sua mesa, mais cedo.
Brás Cubas releu o velho bilhete, lembrou-se do início do namoro, quando ele efetivamente havia pulado o tal muro.
Cap 112
No mesmo dia Cubas encontrou Lobo Neves na rua e lhe falou sobre política e sobre a presidência. Na primeira oportunidade, quando passou um conhecido, Lobo Neves se despediu e distanciou-se de Brás Cubas, como se estivesse com medo.
O autor levanta um questionamento sobre o comportamento de Lobo Neves: ele não agia daquela forma exatamente por medo de Brás Cubas, mas por medo da opinião pública. Talvez quisesse separar-se após descobrir a traição, mas não o fazia, novamente por medo da opinião pública. Sem poder mostrar ressentimentos com Cubas, por não querer separar-se de Virgília, Lobo Neves simulava ignorância sobre o caso.
Talvez todas essas manobras custassem muito a Lobo Neves. Mas seriam custos que o tempo compensaria.
Cap 114
Ainda sobre o capítulo anterior, o narrador chega que a opinião pública é uma ótima solda, tanto doméstica quanto política. Apesar de alguns desmerecerem a opinião pública, ela tem efeitos muito maiores e importantes na vida dos homens.
Cap 115
Teve um ultimo diálogo entre Virgília e Brás Cubas, antes da partida para a província. Ela pergunta se ele vai também embarcar, ele recusa o que consideraria uma loucura.

Relacionados