Gay Talese - Perfil Frank Sinatra

Páginas: 4 (895 palavras) Publicado: 19 de junho de 2014
A simplicidade de um resfriado

O jornalista e escritor Gay Talese ganhou notoriedade no século 20 por uma série de trabalhos envolvendo reportagens e perfis. Considerado por especialistas comoum dos grandes contribuintes para o jornalismo literário, Talese também obteve destaque pela produção de perfil de Frank Sinatra, um dos mais famosos cantores/atores norte-americanos.
Em “FrankSinatra está resfriado”, Gay Talese tece com a magistral simplicidade de sua escrita um perfil recheado de detalhes e observações sobre o cantor/ator que encantou os americanos com mais de 50 filmes ecanções inesquecíveis como “New York, New York”.
Talvez um dos maiores trunfos de Gay Talese no perfil de Sinatra foi a aparente falta de entrevista direta com o perfilado. Talese “perfila” a figura docantor/ator com uma abordagem completamente periférica sobre sua vida. Porém, apesar de pegar as extremidades dos fatos vividos por Frank, o autor consegue criar um panorama completo e detalhado deseu perfil.
Escritor de detalhes vividos, de pontos acabados, que consegue exprimir uma forma de comportamento através de um gesto, Gay Talese não poupa o leitor de detalhes e até de atrevimentos.Ele invade a mente de Sinatra, quando diz em algumas passagens do texto: “estava furioso com um documentário da rede de televisão CBS [...] estava preocupado com sua atuação num especial da NBC”.Descrevendo o perfilado em suas mudanças de estado e sentimentos.
Talese “roteriza” muito bem o perfil. Em um momento estamos acompanhando o perfilado em uma mesa de bar, em outro instante estamos vendosua atuação na gravação de um especial para TV. O repórter vai e volta no tempo, o que dá vigor ao texto, não deixando o leitor cair no tédio das suas 51 páginas. No entanto, apesar do dinamismo,algumas histórias contadas pelo escritor parecem monótonas, uma espécie de “enxerto” ao texto. Outro fator interessante é que, o vai e volta da publicação começa com uma noite de Sinatra em um bar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gay Talese
  • Frank sinatra
  • Resenha fama e anonimato
  • Sou gay
  • gays
  • Sou gay
  • gays
  • eu sou gay

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!