Gavanoplastia em joias

1855 palavras 8 páginas
Galvanoplastia em Jóias

1. História

• Antiguidade (10.000 aC)

Pesquisas arqueológicas mostram que o ouro foi talvez o primeiro metal trabalhado na humanidade. Devido ser encontrado na natureza na sua forma metálica (pepitas) e maleabilidade para manusear. Ouro e prata eram usado como moeda corrente.

Havia duas técnicas de revestimento de superfícies com ouro:

Técnica 1 - O ouro era martelado entre duas folhas reforçadas (de origem vegetal) até chegar a espessura de lâminas que eram aplicadas com um tipo de cola como revestimentos de objetos. (Ouro Fino é tão maleável que pode ser batido até chegar

a uma espessura de 1112µm (1,1 mm), de modo que uma onça (31,1 gr.); pode recobrir cerca de 16 metros lineares.)

Técnica 2 - Utilizado pó de ouro misturado com mercúrio, formando uma pasta com a qual recobriam uma superfície desejada. Com aplicação de calor, o mercúrio era evaporado, restando só o ouro, que recebia polimento como acabamento final.

• Idade média (400-1400 dC)

Período de poucos novos eventos, mas com a continuidade nas obras, principalmente de templos religiosos e uso do metal como símbolo de riqueza, poder e beleza.

• Idade Moderna (1400-1800)

Continuou a desempenhar um importante papel na expressão cultural. Em 1511, o Rei Fernando de Espanha fez a chamada para expedições rumo as recém-descobertas terras do Hemisfério Ocidental. Em 1700, o ouro foi descoberto no Brasil - em 1720 se tornou o maior produtor, responsável por quase dois terços da produção mundial de ouro. Em 1700, Isaac Newton (como Mestre da Casa da Moeda) fixou o preço do ouro na Grã-Bretanha em 84 xelins, 11,5 pence por onça troy. ( início das cotações).

• Ouro - Idade Pós-Moderna (1800)

O século 19, o ouro é descoberto em Little Meadow Creek, Carolina do Norte em 1803.

Em 1817, o Reino Unido introduziu o Soberano, uma moeda de ouro avaliado em uma

Relacionados