Gastronomia e patrimônio cultural londrinense – referências de memória gastronômica de imigrantes portugueses

903 palavras 4 páginas
TÍTULO: GASTRONOMIA E PATRIMÔNIO CULTURAL LONDRINENSE – REFERÊNCIAS DE MEMÓRIA GASTRONÔMICA DE IMIGRANTES PORTUGUESES

AUTORA: EVELYN NUNOMURA

CO-AUTORES: ANA CAROLINA DE PAULA GOUVEA; ISADORA FERNANDA ROSSI; JAIR JUNIOR MONTEIRO SOLIN; KAMILLA BANISCHY MATSUO; SILVIA SCHROEDER PELANDA.

ORIENTADORES: PROF. DR. LEANDRO HENRIQUE MAGALHÃES PROFᵃ. Dra. MIRIAN CRISTINA MARETTI

RESUMO
O projeto “Gastronomia e patrimônio cultural londrinense” tem como proposta estruturar um campo discursivo acerca dos pressupostos culturais que nortearam a formação histórica social da cidade de Londrina, tendo como foco às referências gastronômicas preservadas no campo da memória de migrantes / imigrantes e descendentes, tomando-se como critério a formação da cidade em 1930 a 1950. Além disso, o projeto busca uma aproximação com o conceito de Patrimônio Imaterial, realizando estudos teóricos, investigando práticas alimentares e pratos típicos que possam ser identificados a uma determinada etnia ou grupo de migrantes, que expressam sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade. Desta forma, os portugueses destacam-se pelas grandes levas que chegaram ao norte paranaense, atraídos pela explosão cafeeira.
Palavras-chave: Patrimônio cultural, memória, gastronomia, imigrantes Portugueses.

DESENVOLVIMENTO
A gastronomia é um patrimônio cultural que revela a identidade de um povo, ela nos permite reconhecer a comunidade, seus valores, costumes e crenças. Freixa (2008, p. 19) afirma que: “a gastronomia é um inventário patrimonial tão importante culturalmente quanto os museus, as festas, as danças e os templos religiosos”. A autora ainda explica que cada comunidade criaria sua cozinha a partir de sua tradição e de sua cultura, estando vinculada a cocção, ao modo de preparo, ao serviço, ao modo de servir, e ao ritual que envolve as refeições.
Desta forma, o estudo de práticas alimentares dos grupos étnicos que formaram a cidade de Londrina, se torna

Relacionados

  • trabalho
    20055 palavras | 81 páginas