Gastronomia molecular

Páginas: 4 (858 palavras) Publicado: 13 de junho de 2013
Cozinhar, fazer pães e bolos, pode ser muito interessante e empolgante. Misturar, aquecer, bater e resfriar alimentos no nível molecular.
Durante a mistura e batimento, aquecimento ouresfriamento de alimentos a nível molecular existem numerosas reações químicas e os processos físicos. Essas operações são estudadas cientificamente na culinária molecular. A "cozinha científica" procura umacompreensão geral de preparação de alimentos e uma otimização do processo de preparação.
O termo "gastronomia molecular" ou "cozinha molecular" é atribuído a Hervé This, no ano de 1990. Agastronomia molecular tornou-se bastante silenciosa ultimamente. O Chef espanhol Ferran Adrià, talvez o melhor dos gastrônomos moleculares, anunciou o fechamento de seu restaurante “El Bulli” por dois anosa partir de 2012. Aulas e cursos da cozinha molecular já não estão tão cheios e estão em promoção. No entanto, a cozinha molecular é um fenômeno fundamental e emocionante no processamento dapreparação de alimentos. Os princípios da gastronomia molecular são muito importantes, mas precisam ser adaptados aos dias de hoje, para que possam ser aplicados na prática.
Tenho certeza que a cozinhamolecular, da forma que é apresentada hoje, não vai atender ao cliente. A gastronomia clássica, como eu entendo, é atmosfera, emoção, beleza, e a muito ligada ao estômago (tem que ser bom!). Eupessoalmente, não consigo me encantar com um cardápio onde tenho que escolher entre agentes de ligação, nitrogênio e outras substâncias químicas.
Ainda assim o conhecimento molecular dos alimentosé importante. O cliente pouco se importa se um ovo é preparado “molecularmente” ou se é simplesmente frito. O cozinheiro e o confeiteiro devem sim ter o conhecimento molecular dos alimentos, paraque possam fazer o ajuste perfeito dos ingredientes e usá-los de forma que façam sentido.
Vamos falar sobre um exemplo: o que acontece a nível molecular quando um pedaço de carne é cozida ?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GASTRONOMIA MOLECULAR
  • gastronomia molecular
  • Gastronomia Molecular
  • Gastronomia molecular
  • gastronomia molecular
  • Gastronomia molecular
  • gastronomia molecular
  • Gastronomia molecular I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!