Gastrite Aguda E Cr Nica

Páginas: 9 (2004 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Gastrite Aguda e Crônica

Definição
Gastrite é a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Ela pode durar por pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou pode durar meses e até mesmo anos (gastrite crônica), e apresenta uma evolução lenta muitas vezes assintomática. Pode levar a sangramentos e o desenvolvimento de úlceras no estômago.
A mucosa gástrica constitui a principaldefesa do estômago contra o Ácido clorídrico. A irritação na membrana pelo HCL provoca infiltrado inflamatório, edema e hiperemia, resultando em erosão superficial podendo evoluir para ulceração superficial.

Gastrite aguda
Gastrite aguda é um estágio mais avançado de um sintoma, que na maioria das vezes tem início com uma leve irritação na mucosa do estômago. Em alguns casos a gastrite é passageirae tende a desaparecer sem maiores complicações, como também pode vir a se tornar gastrite erosiva ou gastrite hemorrágica.
A gastrite aguda apresenta vários sintomas entre eles: dor abdominal, queimação, azia, náuseas e vômitos, perda do apetite e até mesmo o sangramento digestivo. Nos casos de sangramento a perda de sangue ocorre pela boca (hematêmeses) ou pelo reto (melenas) o que obriga apessoa buscar atendimento médico de urgência.
A gastrite aguda é fácil de ser identificada por conta dos sintomas que apresenta. São vários os agentes causadores entre eles: medicamentos, estresse físico e mental, germes, bactérias e vírus. Os medicamentos que contem ácido acetilsalicílico, os corticoides e os anti-inflamatórios não esteroides são alguns dos agentes causadores da gastrite aguda.Bebidas alcoólicas e o tabaco também contribuem significativamente para o surgimento deste incomodo.

Gastrite Crônica
Já na gastrite crônica, trata-se da presença de um processo inflamatório de forma prolongada na mucosa gástrica que leva a uma perda do aspecto normal da parede do estômago, podendo evoluir para uma atrofia da parede do estômago ou até mesmo para o surgimento de uma modificação dascélulas epiteliais da parede gástrica.
Nos achados morfológicos macroscópicos da gastrite crônica, observa-se vermelhidão local, textura alterada e aspecto “mole”. Nos achados morfológicos microscópicos inflamação com presença de linfócitos, plasmócitos, neutrófilos e atrofia das células da parede gástrica.

Fisiopatologia:
Quando nos alimentamos, para que nosso organismo absorva os nutrientesnecessários para a sobrevivência, necessitamos que os alimentos sofram modificações em suas estruturas para que possam ser utilizá-los como fonte de energia por todas nossas células do corpo.
O início do processo digestivo começa na boca, através da mastigação. A trituração dos alimentos junto com a saliva umedece os alimentos quebrando-os em partículas menores para uma melhor ação de enzimas que estãopresentes na saliva, como por exemplo, a alfa-amilase (que auxilia a digestão de amido) e a mucina (que é responsável pela lubrificação do alimento como um todo e também tem ação protetora da mucosa da boca).
O bolo alimentar então passa pela faringe e consequentemente pelo esôfago, onde não sofre nenhuma modificação, apenas através dos movimentos peristálticos mesclam ainda mais esse bolo alimentaraté sua chegada ao estômago.
No estômago, um órgão oco com formato de uma bolsa com capacidade de mais ou menos 1,2 litros, é onde o bolo alimentar sofrerá uma maior modificação e degradação tanto de amido, como de proteínas e gorduras.
O estômago apresenta células secretoras de muco que revestem toda sua superfície, e a mucosa estomacal possuem dois tipos de glândulas tubulares:
a) glândulasoxínticas (também conhecidas como gástricas) que secretam ácido clorídrico, pepsinogênio, fator intrínseco e muco;
b) glândulas pilóricas que secretam principalmente muco para proteger a mucosa na região pilórica do ácido presente no estômago e também secretam a gastrina (que é um hormônio que tem função no controle da secreção gástrica como um todo).
Assim, todos nós sabemos que o estômago...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gastrite Cr Nica
  • Insufici Ncia Renal Aguda E Cr Nica
  • A Fam Lia Frente Situa O De Doen A Aguda E Cr Nica De Um De Seus Membros
  • Dietoterapia Nas Doen As Renais Aguda E Cr Nica Dieto I
  • Cr Nica
  • Cr Nica
  • Cr Nica
  • Cr Nica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!