Gastadores Anónimos

Páginas: 2 (378 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
 O Gastador Anónimo
Os grupos anónimos de terapia surgiram nos EUA. Foi neste país que apareceu o grupo original dos alcoólicos anónimos, que, pelo seu sucesso, estimulou outras organizaçõescongéneres: obesos anónimos, neuróticos anónimos, narcómanos anónimos, etc. Os próprios profissionais de saúde reconhecem as vantagens terapêuticas destes serviços, aliadas aos facto de serem gratuitos eestarem ao alcence de todos.
No início da década de 80 ganharam notoriedade os gastadores anónimos, que dedicam a sua atenção a uma personagem muito popular mas ignorada quanto às razões que a levam aexistir: o gastador compulsivo, o esbanjador impenitente, aquele a quem o dinheiro parece queimar as mãos. Essa personagem é cobiçada por hipermercados, quinquilheiros, lojas de novidades e boutiques,perdendo facilmente a cabeça com promoções de produtos de que nem é apreciador.
Temos aqui, pois, um traço essencial do consumista: não se sente bem se não vai às compras todos os dias, se não sesente benficiado por uma qualquer redução de preços. Vive no transe de comprar e encontra sempre mil e uma explicações para justificar as suas compras. A sua vida, como sabemos, é uma sucessãointerminável de insatisfações; um sentimento profundo de frustração paralisa o seu espírito e a sua obsessão por comprar bloqueia um desenvolvimento saudável da sua personalidade.
Nos grupos de gastadoresanónimos é feito, logo na primeira reunião, um primeiro questionário a essas pessoas que seassumem como esbanjadoras irresponsáveis e querem pôr termo à sua insatisfação permanente:
- Põe o dinheiro acimade todas as coisas na sua vida, incluindo saúde, amor, família, amizades?
- Compra coisas de que não necessita só porque as considera umas autênticas pechinchas?
- Faz compras só para impressionaros outros?
- É sua convicção de que o dinheiro resolve todos os problemas da sua vida?
- Fca inquieto quando é abordado acerca do seu rendimento?

A todos os questionados que respondem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anonimo
  • Anonimo
  • anonimo
  • Anonimo
  • Narcoticos Anonimos
  • Gastadores Compulsivos
  • Irreconhecivel Anonimo
  • PARTO ANÔNIMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!