Gasparin, joão luiz. processo multicultural e histórico-cultural. in: altoé, anair et all. didática: processos de trabalho em sala de aula. maringá, aduem, 2005, p.115-132.

505 palavras 3 páginas
LARISSA KÜHL IZIDORO PEREIRA

GASPARIN, João Luiz. Processo Multicultural e Histórico-Cultural. In: ALTOÉ, Anair ET all. Didática: Processos de trabalho em sala de aula. Maringá, ADUEM, 2005, p.115-132.

No capítulo 07, o autor defende a ideia de que os conteúdos escolares precisam ter significado para o aluno, precisa ser tratado como uma necessidade pessoal e social, para ser um instrumento de mudança social. Gasparin (2005), aborda questões relacionadas ao mundo atual e a educação, e, sugere uma proposta teórico-prática para os professores. É necessário pensar na instituição escolar como inserida na sociedade e no contexto social, que tem como função, atender as necessidades da sociedade em um determinado momento histórico, formando o cidadão necessário nesse período. Nesse sentido, é colocado como desafio didático o aprender, desaprender e reaprender, que estão relacionados com o processo dialético prátia-teoria-prática. O aprender seria o nível de desenvolvimento atual do educando, o desaprender é a zona de desenvolvimento imediato, e o reaprender é o retorno ao nível de desenvolvimento atual, porém, mais elevado, é a nova forma de ação do aluno, sem a presença do mestre. Gasparin (2005), afirma que “Essas três fases da ação docente-discente expressam-se na proposta da pedagogia histórico-crítica de Saviani, que se traduz em cinco passos fundamentais, Prática Social Inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social Final.” (p.121). No capítulo 08, Gasparin (2005) nos faz refletir sobre as mudanças que estão ocorrendo no mundo, em que, muitas vezes sentimos medo e insegurança do desconhecido, mas em outros momentos, nos vem o desafio de lutar por uma sociedade melhor. O autor também nos atenta para a multiculturalidade e a interculturalidade que vivemos, uma sociedade plural, com vários grupos sociais que diferenciam nas etinas, nacionalidade, sexualidade, valores, formas de vida, maneiras de trabalho, concepções de

Relacionados