Gases

Páginas: 29 (7035 palavras) Publicado: 24 de maio de 2013
Trabalho

De

Sociologia

Aluna: Tainá Caroline Brugnolo nº 23
Professora: Débora
Serie: 2ºB

KARL MARX: “A DIVISÃO DO TRABALHO”
Karl Marx (1818-1883) desenvolveu uma corrente de pensamento considerado a mais revolucionária da teoria social moderna: o materialismo histórico. A ideia desse teórico destinava-se a todos os homens, pois, denunciavam as contradições básicas dasociedade capitalista, embasadas em um ideal revolucionário e numa proposta de ação política prática.
Foi identificando a forma como os homens produzem seus meios de vida que Marx chegou à conclusão que estes estabelecem relações sociais baseadas nas condições materiais de sua existência. É preciso deixar claro que ao produzir as condições materiais de existência, o homem também produz sua consciência,seu modo de pensar e conceber o mundo, suas representações, como também a produção intelectual das leis, da moral da religião de uma sociedade. Quanto a isto, Marx (1984:82-83) afirma que:
Na produção social da própria existência os homens entram em relações determinadas, necessárias, independentes de sua vontade; estas relações de produção correspondem a um grau determinado de desenvolvimentode suas forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base real sobre a qual de eleva uma superestrutura jurídica e política a qual correspondem formas sociais determinadas de consciência. O modo de produção da vida material condiciona o processo de vida social, política e intelectual. Não é a consciência dos homens quedetermina a realidade; ao contrário, é a realidade social que determina a sua consciência.
A sociedade é, portanto, produto da ação recíproca entre os homens.
Para Marx, a lei fundamental de transformação de uma sociedade está vinculada ao desenvolvimento de suas forças produtivas, que em determinado estágio de desenvolvimento, chegam ao seu limite entrando em contradição com as relações de produçãoque as desenvolveram. É na expansão das forças produtivas que encontraremos as relações de propriedade, a distribuição da renda entre os indivíduos e a formação das classes sociais.
Desta forma, Marx vê as relações sociais na sociedade moderna, como negativa, por ser a principal causa da desigualdade social entre os homens. Para Marx, “a história de toda sociedade até hoje é a história da lutaentre classes”. Para melhor entendermos este conceito, devemos nos remeter ao seu conceito de divisão do trabalho.
Marx concebe a ideia de que a sociedade está dividida em classes, cada uma com suas regras e condutas apropriadas, mas que estão inseridas em um único sistema que é o Modo de Produção Capitalista. A divisão social do trabalho é para Marx “a totalidade das normas heterogêneas detrabalho útil, que diferem em ordem, gênero, espécie e variedade” (O Capital I, Cap.). É interessante observar que Marx considera a divisão do trabalho não só como um meio para se alcançar a produção de mercadorias, mas considera a divisão de tarefas ente os indivíduos e ainda nas relações de propriedade. Ou seja, a divisão do trabalho e a especialização das atividades em classes, é basicamente a divisãodos meios de produção e da força de trabalho.
No dicionário do Pensamento Marxista de Tom Bottomore (p.112), encontramos a seguinte definição para a divisão do trabalho:
Primeiro, há a divisão social do trabalho entendido como o sistema complexo de todas as formas úteis de trabalho que são levadas a cabo independentemente umas das outras por produtores privados, ou seja, no caso docapitalismo, uma divisão do trabalho que se dá na troca entre capitalistas individuais e independentes que competem uns com os outros.
Em segundo lugar a divisão de trabalho entre trabalhadores, cada um dos quais executa uma operação parcial de um conjunto de operações que são todas, executadas simultaneamente e cujo resultado é o produto social do trabalhador coletivo. Esta é uma divisão de trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gases
  • Gases
  • gases
  • gases
  • Gases
  • Gases
  • Gases
  • Gases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!