Gases nobres

Páginas: 5 (1020 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
OS GASES NOBRES

INTRODUÇÃO

Fazem parte da família VIIIA, grupo 18 da Tabela Periódica de Elementos. Têm como característica a dificuldade de combinar com outros átomos, já que possuem baixa reatividade.
Os gases nobres compreendem os elementos hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio, radônio, cujos números atômicos são 2, 10, 18, 36, 54 e 86, respectivamente.
Na tabela periódica,abaixo do elemento químico radônio, existe um espaço vazio. Isto significa que, teoricamente, pode existir outro gás nobre que tem sido nomeado temporariamente como Ununoctium.
Encontram-se na atmosfera como gases monoatômicos. Todos os gases nobres, exceto o hélio e o radônio, são obtidos pela destilação fracionada do ar líquido.
Os átomos dos gases nobres têm camadas de valência completamentepreenchidas; o hélio tem uma configuração eletrônica 1s2, e cada um dos outros gases nobres tem uma configuração eletrônica mais externa s2p6 (octeto).

CARACTERÍSTICAS DOS GASES NOBRES

O hélio é o segundo elemento mais abundante no universo depois do hidrogênio, mas é raro na Terra porque seus átomos são tão leves que a maioria atinge altas velocidades e escapa da atmosfera. É encontrado comoum componente dos gases naturais presos embaixo de formações rochosas.
O gás hélio é usado para encher dirigíveis pelo fato de sua densidade ser muito baixa e não inflamável. É usado também para diluir o oxigênio usado para se mergulhar em mar profundo, para pressurizar combustíveis de foguete, como um refrigerante e em lasers de hélio-neônio. O hélio tem o mais baixo ponto de ebulição de todasas substâncias (4,2 K), e não se solidifica (congela) a qualquer temperatura a não ser que uma pressão seja aplicada para manter os átomos leves e móveis juntos. Por este motivo é útil para a criogenia (o estudo da matéria em temperaturas muito baixas). O hélio tem duas fases líquidas. Abaixo de 2 K exibe superfluidez.
O neônio, que emite uma cor alaranjada quando uma corrente elétrica passaatravés dele, é usado em letreiros de publicidade. O argônio e usado para gerar uma atmosfera inerte para soldas (para prevenir oxidação) e para preencher alguns tipos de lâmpadas, onde ele resfria o filamento. É o terceiro gás mais abundante na atmosfera. O criptônio produz uma luz branca intensa quando uma descarga elétrica o atravessa, por isso é usado na iluminação de pistas de aeroporto. Aabundância de criptônio na atmosfera é uma medida de atividade nuclear global, pois ele é produzido por fissão nuclear. O xenônio é usado em lâmpadas de halogênio para faróis de automóveis e em flashes de alto desempenho de máquinas fotográficas. Ele também esta sendo investigado como um anestésico.
O gás radioativo radônio emerge do solo como um produto de processos radioativos que acontecem nasprofundezas da terra.

COMPOSTOS DE GASES NOBRES

As energias de ionização dos gases nobres são muito altas mas decrescem para baixo no grupo 18. No xenônio a energia de ionização é suficientemente baixa para perder elétrons para elementos muito eletronegativos, como o flúor. Não existem compostos de hélio, neônio, e argônio sob condições normais. O radônio reage com o flúor, mas sua radioatividadetorna o estudo de compostos difícil e perigoso. O criptônio forma somente molécula estável neutra conhecida, KrF2.
Estudos têm demonstrado que, estabelecidas as condições experimentais adequadas, podem-se isolar diversos compostos dos gases nobres – e eles são estáveis em condições ordinárias, caso seja negativa a energia da sua reação de formação, ∆Gform < 0.
A tendência de um gás nobre aformar compostos por compartilhamento de pares de elétrons com outros átomos aumente à medida que aumente o número atômico.
O xenônio é o gás nobre com química mais rica, ele forma vários compostos com flúor e oxigênio. Compostos com ligações Xe-N e Xe-C tem sido relatados.
A preparação de difluoreto de xenônio, e tetrafluoreto de xenônio, aquecidos a 300ºC e a 6 atm são o ponto de partida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GASES NOBRES
  • Gases nobres
  • Gases Nobres
  • Gases nobres
  • Gases nobres
  • Gases Nobres
  • gases nobres
  • Gases nobres

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!