gasdfas fdasfasd fa

771 palavras 4 páginas
respostas trabalho construção civil

2. Aéreos: são os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 no ar, como por exemplo a cal aérea. Hidráulicos: são aglomerantes que endurecem pela ação exclusiva de água como por exemplo a cal hidráulica, o cimento Portland,
Aglomerantes aéreos (que fazem presa em contacto com o ar) gesso cal , aérea
Aglomerantes hidráulicos são materiais pulverulentos (pó fino) que, misturados com água, formam uma pasta capaz de endurecer por secagem natural, ou seja, provocam reação química que libera calor. Estes resistem satisfatoriamente à ação dissolvente da água. cal hidráulica ou hidratada cimento Portland

3. cal aereas é um ligante constistuído sobretudo por óxidos de cálcio (CaO) ou hidróxidos de calcio ( Ca(OH)2 ) que endurece lentamente ao ar por reação com o dióxido de carbono. Em geral não endurece na água pois não possuem propriedades hidráulicas. Pode-se tratar de uma cal viva ou de uma cal apagada. cal hidraulico é a pedra calcária (CaCO3) que contenha de 8 a 20% de argila,se tratada termicamente a cerca de 1000°C, dá origem a cal hidráulica que é um produto que endurece tanto na água como no ar.

4.Cimento CP-I (NBR 5.732): É conhecido como o Cimento Portland Comum porque não possui nenhum tipo de aditivo, apenas o gesso que tem a função de retardar o início de pega do cimento para que possamos ter um tempo de aplicação. Tem alto custo e menos resistência. Sua produção é toda direcionada para a indústria.
Classe de resistência: 25 MPa.
Cimento CP-II (NBR 11.578): É conhecido como Cimento Portland Composto porque tem a adição de outros materiais na sua mistura que conferem a este cimento um menor calor de hidratação (libera menos calor quando entra em contato com a água). São 03 tipos de CP-II:
CP-II E: cimento portland com adição de escória de alto-forno.
CP-II Z: cimento portland com adição de material pozolânico.
CP-II F: cimento portland com adição de material carbonático –

Relacionados