gas natural

Páginas: 3 (695 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
O gás natural é uma fonte de energia primária vital para o mundo de hoje. Ele é relativamente limpo e útil para diversas aplicações, incluindo a geração de energia elétrica.
Ele não é novo. Naverdade, ele foi formado a milhões de anos mas apenas recentemente ele passou a ser explorado e comercializado.
A inglaterra foi o primeiro país a comercializar o gás, obtido a partir do carvão, parailuminar casas e ruas em 1785. Este gás não é o gás natural e é denominado de gás manufaturado.
Os EUA continua sendo o país que mais gera eletricidade com gás natural no mundo, sendo responsável por21% da produção mundial.
Além disso, a geração de eletricidade a partir do gás natural é 3,9 vezes maior do que a energia gerada a partir do óleo.
Contudo, o índice de Herfindahl-hirschman de 27% degeração elétrica com gás demonstra uma maior concentração no uso desse insumo do que o óleo.




A figura abaixo mostra o consumo mundial de gás natural na geração de energia. Observa-se que oconsumo deste combustível não foi afetado pela crise econômica mundial.



Gás Natural no Brasil A figura abaixo apresenta a evolução da produção e do consumo de gás natural no brasil.Observa-se que a sua utilização começou na década de 90, mas o real crescimento só iniciou posteriormente com a entrada em operação do gasoduto Brasil-Bolívia em 1999.

Por outro lado, a evolução dasreservas brasileiras provadas de gás está evoluindo conforme a próxima figura.
Observa-se que as reservas no mar estão crescendo, mas as reservas em terra estão decrescendo.
Isto significa que maioresinvestimentos serão necessários para a exploração dessas reservas.



Contudo, as reservas continuam concentradas no Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo).
Como o gasodutoBrasil-Bolívia não está conectado ao Nordeste, esta região continua sem disponibilidade desta fonte de energia.
Consequentemente, a situação das térmicas a gás natural no Nordeste continua complicada....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gas natural
  • Gás Natural
  • Gas natural
  • Gás Natural
  • Gas natural
  • gas natural
  • gás natural
  • Gás natural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!