Gas glp

Páginas: 5 (1216 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
 O GLP (gás liquefeito de petróleo) engarrafado, o popular gás de cozinha, é um produto de primeira necessidade utilizado como fonte de energia na maioria dos lares brasileiros. Por incrível que pareça, o início do uso de GLP engarrafado no Brasil foi consequência direta do famoso desastre ocorrido com o dirigível Hindenburg, também conhecido como Zeppelin, que pegou fogo no momento em que sepreparava para descer em Nova Jersey, nos Estados Unidos, em 1937.
O Brasil, na época, tinha uma base para dirigíveis no Rio de Janeiro e um grande estoque de propano, que era o combustível utilizado nos motores dos zepelins.  Esse trágico acidente abalou a confiança dos passageiros desse tipo de transporte, e o propano estocado para abastecer o Hindenburg acabou sobrando…
Em 30 de agosto de 1937,apenas quatro meses após o acidente, o imigrante austríaco Ernesto Igel bolou um jeito de aproveitar o estoque de propano  e criou a Empresa Brasileira de Gás a Domicilio Ltda. para vender o gás engarrafado. Surgia, assim, o botijão de gás!  Apesar das dificuldades iniciais e dos temores do consumidor com o novo produto, a ideia foi pegando aos poucos. Também pudera, para a maioria das pessoas aalternativa era cozinhar à lenha, carvão ou querosene… Nos anos 50 do século passado o gás em botijão já era muito disputado, e foi preciso aumentar a importação do produto e a fabricação de fogões a gás. No primeiro post sobre Botijão de Gás falamos das suas origens aqui no Brasil.
Existem  tipos diferentes de botijão em razão da quantidade de gás que comportam. Veja alguns deles: O P2 comporta 2kg e é geralmente utilizado em lampiões.  O P5 comporta 5 kg e é utilizado em fogões ou maçaricos. O P20, com 20 kg, são usados como combustível de empilhadeiras, e é o único botijão que pode ser utilizado na horizontal. O P45 comporta 45 kg e é utilizado, geralmente, em restaurantes. Finalmente o P13, que comporta 13 kg, é o mais utilizado nas residências. São muitos os aspectos que devem serobservados com relação ao botijão de gás. Já vimos, de passagem, alguns deles nos posts anteriores. Agora vamos abordar, mais detalhadamente, os cuidados com o botijão P13, ou de treze quilogramas, o mais utilizado nas residências. E nos iremos focar na fabricação do botijão de gás de 13 kg.

Após pesquisas, foi decidido que o botijão será construído em chapa de aço Carbono de 3 mm, de espessura,o material foi escolhido, pela fácil disponibilidade e baixo custo, em relação aos outros materiais pesquisados, por se tratar de um vasilhame pra transporte de GLP, que não é corrosível, o material atenderá perfeitamente as necessidades. 
Será usado na fabricação uma válvula de segurança, ou plugue fusível, que é um   plugue de cobre com núcleo de estanho, que em caso de incêndio, este núcleo de  irá derreter, evitando uma sob pressão, e explosão do vasilhame, e uma válvula para botijão P13 (3/4), pra finalizar tinta alumínio para acabamento do vasilhame.
Processos.
Conformação: para construção das calotas.
Usinagem: para corte das chapas e roscas das válvulas.
Soldagem: Soldas do fechamento do corpo cilíndrico e junção das calotas, com o mesmo.
Pintura: acabamento.
O modo defabricação do botijão de gás começa com um rolo de aço, que passa por uma prensa que faz três corte de uma só vez em forma de círculos com 500 mm de diâmetro, que são levados em uma esteira rolante para outra prensa que da a forma de concha e cada metade é uma parte de um botijão de gás. Depois desse procedimento mecanismo suguissão transportam as metades da conchas de aço para um maquinas de corteonde um lamina de as bordas das conchas perfeitas, depois são colocados suporte nos furo da parte superior dos botijões. Acabado esse processos duas partes do botijão se separam e cada parte segui um caminho diferente, as partes superiores vão para um estação automatizada de soldagem que solda os suporte na parte de cima do botijão, mas a solda tem que se prefeita para poder aguentar a pressão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gas glp
  • GAS GLP
  • gas glp
  • Gas Glp
  • Confecção de botijão de gás glp
  • GLP, gás de cozinha
  • Gás liquefeito de petróleo(glp)
  • Gas glp x gn

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!