Ganhos de performance com a gestão de QSMS em obras de retrofit

2189 palavras 9 páginas
Ganhos de performance com a gestão de QSMS em obras de retrofit
Jorge dos Santos* jorgesantos@poli.ufrj.br Ana Catarina Jorge Evangelista† catarina@poli.ufrj.br Resumo
A reciclagem de materiais vem cada vez mais sendo utilizada pela indústria de transformação. Trata-se de uma atitude em resposta as crescentes cobranças que a sociedade vem impondo ao mercado produtor.
Na indústria da construção essa demanda é ainda mais intensa em decorrência dos grandes volumes consumidos de matérias primas para a execução de novas construções, da geração de resíduos durante o processo construtivo e finalmente da geração de resíduos no encerramento da vida útil da edificação.
Neste aspecto a adoção do retrofit em edificações como forma de adequálas a novos usos e com isso prolongar sua vida útil vem crescendo consideravelmente no mercado da construção civil.
A execução do retrofit em edificações requer a utilização de equipes especializadas, adequadamente treinadas e técnicas construtivas modernas com ênfase para o maior aproveitamento possível dos materiais já disponibilizados na edificação objeto do retrofit. Nesse sentido esse trabalho apresenta a aplicação da metodologia de gestão integrada da qualidade, segurança, meio ambiente e saúde em obras de retrofit de edificações como uma ferramenta para a obtenção de ganhos na performance na reciclagem do uso de edificações.

Palavras-chave: Sistema de Gestão Integrada, QSMS, Retrofit.

1

Introdução

O uso de boas práticas construtivas abrangendo ações no campo da qualidade, segurança, meio ambiente e saúde (QSMS) no trabalho vem sendo adotado por mais e mais empresas construtoras ao redor do mundo. No Brasil, o movimento de empresas preocupadas em implantar em suas atividades a

*

Prof. Adjunto, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Escola
Politécnica – Rio de Janeiro - Brasil.

Profa. Adjunta, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Escola
Politécnica – Rio de

Relacionados