gangrena

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
SOCIOLOGIA!

Para o alemão Karl Marx os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais ja q produzem sua existência em grupo. O homem primitivo diferenciava-se dos outros animais n apenas pelas características biologias, mas também por aqlo q realizava no espaço e na época em q vivia.
Ainda segundo Marx a ideia de individuo isolado só apareceuefetivamente na sociedade de livre concorrência, ou seja, no momento em q as condições históricas criaram os princípios da sociedade capitalista.
O foco da teoria de Marx esta, assim, nas classes sociais, embora a questão do individuo tbem esteja presente, isso fica claro qnd Marx afirma q os seres humanos constroem sua historia,, mas n da maneira q qrem, pois existem situações anteriores qcondicionam o modo como ocorre a construção. Para ele, existem condicionantes estruturais q levam o individuo, os grupos e as classes p determinados caminhos; mas tdos tem capacidade d reagir a esses condicionamentos e ate msm d transforma-los.
Marx se interessou por estudar as condições de existência d homens reais na sociedade. O ponto central da sua analise esta nas relações estabelecidas emdeterminada classe e entre as diversas classes q compõem a sociedade. Para ele só é possível entender as relações dos indivíduos com base nos antagonismos, nas contradições e na complementaridade entre as classes sociais. Assim de acordo com Marx a chave p compreender a vida social contemporânea esta na luta de classes q se desenvolve a medida q homens e mulheres procuram satisfazer suas necessidades,''oriundas do estomago ou da fantasia''

O alemão Max Weber diferentemente de Durkheim, tem como preocupação central compreender o individuo e suas ações. Segundo esse autor, a sociedade existe concretamente, mas n é algo externo e acima das pessoas, e sim o conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente. Assim, Weber partindo do individuo e de suas motivações, pretendecompreender a sociedade como um todo.
O conceito básico para Weber é o da ação social, entendida como ato de se comunicar, d se relacionar, tendo alguma orientação qnt as ações dos outros, ''outros'', no caso, pod significar tanto um individuo apenas como vários, indeterminados e até os desconhecidos. Como Weber exemplifica o dinheiro é um elemento de intercambio q alguém aceita no processo d troca dqualquer bem e q outro individuo utiliza pq sua ação esta orientada pela expectativa d outros tantos, conhecidos ou n, estejam dispostos a tbem aceita-los como elemento d troca.
Seguindo esse raciocínio, Weber declara q a ação social n é idêntica a uma ação homogênea d mts indivíduos.
Weber tbm diz q a ação social n é idêntica a uma ação influenciada, q ocorre mt frequentemente nas chamadasfenômenos d massa.
Weber ao analisar o modo como os indivíduos agem elevando em conta a maneira como eles orientam suas ações, agrupou as ações individuais em 4 grandes tipos, a saber: ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a valores e ação racional com relação a fins.
Como se pod perceber, p Weber, ao contrario do q defende Durkheim, as normas, os costumes e as regras sociais n saoalgo externo ao individuo, mas estão internalizadas e com base no q tras dentro d sio individuo escolhe condutas e comportamentos dependendo das situações q se lhe apresenta. Assim as relações sociais consistem na probabilidade d q se agem socialmente com determinado sentido sempre numa perspectiva d reciprocidade por parte dos outros.

KARL MARX E DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO
Para Karl, adivisão social do trabalho é realizada no processo d desenvolvimento das sociedades. Ele quer dizer q, conforme buscamos atender as nossas necessidades, estabelecemos relações d trabalho e maneiras d dividir as atividades.
Com a formação das cidades, houve uma divisão entre o trabalho rural e o trabalho urbano. O desenvolvimento da produção e seus excedentes deram lugar a uma nova divisão entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gangrena
  • Gangrena
  • gangrena de founier
  • Gangrena de fournier
  • Gangrena gasosa
  • GANGRENA DE FOURNIER
  • Trabalho Gangrena Gasosa
  • Etiopatogenia da Lesão e Gangrena

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!