gametosenese

317 palavras 2 páginas
Introdução
Gametogênese é o processo responsável pela produção de gametas. A produção de espermatozoides é denominada espermatogênese e ocorre nos testículos. A produção do gameta feminino é a ovo gênese e acontece nos ovários. A gametogênese envolve dois tipos de divisões celulares: a mitose aumenta a população de células-mãe; a meiose reduz a quantidade de material genético de diploide para haploide e proporciona variabilidade genética.

Gametogênese é o processo de formação e desenvolvimento das células sexuais, os gametas (ou células germinativas), preparando-as para a fertilização.
Durante esse processo, o número de cromossomos é diminuído pela metade, gerando células especializadas, com apenas 23 cromossomos (haploides). Estas células, que inicialmente possuem 46 cromossomos, passam por divisões meióticas durante o desenvolvimento fetal até a puberdade do indivíduo. Nas mulheres este processo é denominado ovo gênese, e nos homens, espermatogênese.
O evento fundamental da gametogênese é a meiose, que reduz à metade a quantidade de cromossomos das células, originando células haploides. Na fecundação, a fusão de dois gametas haploides reconstitui o número diploide característico de cada espécie.

Em linhas gerais, a gametogênese masculina (ou espermatogênese) e a gametogênese feminina (ovo gênese ou ovulo gênese) seguem as mesmas etapas.
Mitose Meiose
Ocorre em células somáticas e germinativas. Ocorre em células germinativas.
Uma divisão por ciclo, onde há a separação das cromátides-irmãs. Duas divisões por ciclo. Na primeira meiose, há a separação dos cromossomos-homólogos e na segunda meiose, ocorre a separação das cromátides-irmãs.
Não há crossing-over na prófase. Há crossing-over na prófase.
Resultam duas células-filhas. Resultam quatro células-filhas.

As células-filhas são geneticamente iguais. As células filhas são geneticamente diferentes.
As células-filhas são diploides. As células-filhas são haploides.

Relacionados