Gametogênese

Páginas: 5 (1102 palavras) Publicado: 20 de abril de 2014
Gametogênese
Gametogênese é a forma como as células se especializam em gametas. Durante a gametogênese ocorre a redução do número de cromossomos (ploidia), para que um novo ser possa ser formado a partir da fecundação.
Durante a fase S do ciclo celular, os cromossomos encontram-se dispostos em cromátide. Cromátides são fitas paralelas de DNA.
Meiose
Meiose consiste em uma forma diferenciadade divisão celular, onde o número de cromossomos dentro das células originadas é a metade do número de cromossomos da célula origem. A meiose ocorre nas seguintes etapas:
• Primeira divisão meiótica
Conhecida como etapa reducional, é a divisão celular responsável pela diminuição no número de cromossomos na célula. Uma célula diploide é reduzida a duas células haploides através do pareamento decromossomos na prófase e a sua segregação na anáfase. Nesta fase que ocorre o crossing over.
• Segunda divisão meiótica
Esta divisão não possui uma interfase normal, e durante o ciclo celular cada cromátide1 é levada a um lado diferente da célula. Desta forma o número de cromossomos é mantido e cada célula filha possui a mesma ploidia da célula mãe. Esta divisão assemelha-se a mitose.Espermatogênese
A espermatogênese é a descrição da sequência de eventos que levam as células da linhagem germinativa primitiva a serem espermatozoides.

Este processo de maturação das espermatogônias (células germinativas primitivas) começa na puberdade e continua até a velhice. As espermatogônias ficam dormentes no período fetal e só voltam a ter atividade na adolescência do indivíduo, onde asespermatogônias se descongelam e voltam a se dividir por mitose inúmeras vezes, modificando-se morfologicamente, dando origem aos espermatócitos primários.
Estes espermatócitos primários sofrem a redução do seu número de cromossomos, (primeira divisão meiótica) dando origem aos espermatócitos secundários. Esses espermatócitos secundários sofrem uma segunda divisão meiótica, dando origem àsespermátides. Estas espermátides possuem um tamanho menor e vão se especializando em espermatozoides gradualmente em um processo chamado espermiogênese. Quando estão quase prontos eles caem na luz do túbulo seminífero. O desenvolvimento do espermatozoide só se completa na vagina/útero da mulher, aonde as condições locais induzem por forma de sinal o término da espermiogênese.


Fecundação in vitro
Afecundação in vitro demorou a ser utilizada devido à falta de conhecimentos. Achava-se que ao colocar o ejaculado de um homem junto a um ovócito de uma mulher resultaria na fecundação. A falta de sucesso levou aos cientistas anos de estudos até descobrirem que as espermátides só terminavam o seu desenvolvimento dentro da vagina da mãe.
Para comprovar isso fizeram um experimento, colocando o muco(ou corrimento) vaginal da mãe em uma placa de Petri junto com o ejaculado masculino e o ovócito feminino. O resultado foi positivo e a criança foi implantada no útero da mãe voluntária.
As células de Sertoli
São células que revestem os túbulos seminíferos que nutrem e sustentam as espermátides, ajudando em sua espermiogênese. As células de Sertoli também são responsáveis pelo controle na produçãode espermátides, algo que ainda está sendo estudado (2010).
O espermatozoide maduro
O espermatozoide maduro é formado pelas seguintes peças:
• Cabeça do espermatozoide
É a maior parte do volume do espermatozoide, onde existe o núcleo haploide. Os dois terços da cabeça é formado pelo acrossoma, organela rica em enzimas, dentre elas a acrosina cuja a função é a degradação da zona pelúcida doovócito.
• Cauda do espermatozoide
Porção que adere ao espermatozoide a motilidade, auxiliando-o na chegada ao local da fertilização. A porção intermediária da cauda é rica em enzimas que fornecem energia, através do resultado da respiração celular.

Oogênese
Oogênese é como referimos o processo como as células germinativas primitivas (Oogônias) tornam-se oócitos maduros.
As Oogônias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gametogenese
  • Gametogenese
  • Gametogênese
  • Gametogenese
  • Gametogenese
  • gametogenese
  • Gametogenese
  • gametogenese

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!