Gametagênese

506 palavras 3 páginas
Produção de gâmetas
Características dos Gâmetas Gâmetas Óvulo Espermatozóide (feminino) (masculino) EsquemaTamanho relativo Maior Menor Mobilidade Imóvel MóvelLocal de produção (gónadas) Ovários Testículos Características • Quando sai do ovário Tem 3 zonas distintas: está envolvido por • Cabeça (protegida pelo células do folículo. acrossoma) • Segmento intermédio • Cauda
Os testículos originam T = 35ºCinúmerosespermatozóides,desde a puberdade atéao fim da vida dohomem.Num corte transversalde um testículo podemobservar-se inúmerostubos muito finos -Tubos seminíferos.
Cada Tuboseminífero estámuito enovelado,podendo teralgumas dezenasde centímetros decomprimento.Os tubosseminíferosapresentam váriascamadas decélulas que semultiplicam e vãooriginarespermatozóides.
Os espermatozóidessão células pequenas,com cerca de 0,06 mmde comprimento,praticamentedesprovidos decitoplasma, sendo azona da cabeçaocupada quasecompletamente pelonúcleo.
Contém o materialgenético do novo ser
A partir da puberdade, a produção deespermatozóides é contínua sendoarmazenados no epidídimo e no canaldeferente.Por contracção do canal deferente, sãolançados na uretra juntamente com olíquido seminal e o líquido prostático.Líquido seminal – produzido pelasvesículas seminais, é um fluido rico emsubstâncias nutritivas, permitindo amobilidade dos espermatozóides e asua sobrevivência.Líquido prostático – produzido pelaspróstata, é um fluido que tem comofunção neutralizar a acidez da vagina eativar os espermatozóides.
• As glândulas bulbo- uretrais ou de Cowper produzem uma secreção transparente que é lançada na uretra, limpando-a de resíduos urinários em preparação para a passagem dos espermatozóides.
Esperma, sémen ou líquido espermático LíquidoEspermatozóides Líquido seminal prostático
• Se existir excitação sexual, o sangue aflui mais intensamente ao pénis, que aumenta de dimensões, verificando-se a erecção.• Após a erecção pode ocorrer emissão de esperma através da uretra,

Relacionados