GALVÃO_Izabel_Conflitos_sim_Violência_não

1120 palavras 5 páginas
PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade

Conflitos sim, violência não1
Izabel Galvão2
Embora comumente encarado como negativo e destruidor, o conflito é necessário à vida, inerente e constitutivo, tanto da vida psíquica, como da dinâmica social. Sua ausência indica apatia, total submissão e, no limite, remete à morte. Sua não explicitação pode levar à violência. Mesmo que possa se confundir com ela, conflito não é sinônimo de violência. Violentos podem ser os meios de resolução ou os atos que tentam expressar um conflito que não pôde ser formulado, explicitado.
A escola é um espaço que, além de acolher conflitos próprios aos indivíduos nela reunidos e à sociedade em que ela se insere, favorece a ocorrência de conflitos cujos sentidos e fatores desencadeadores são estritamente ligados às especificidades dessa instituição de educação coletiva. Num universo complexo, onde se encontram crianças ou adolescentes e adultos, profissionais e familiares, indivíduos com lugares institucionais, referências culturais e valores distintos, os conflitos são inevitáveis. E eles se dão entre vários componentes, sob diferentes formas, movidos por diferentes razões. Mesmo que ligados a fatores exteriores à escola, o simples fato de se manifestarem lá (ou de lá não poderem se manifestar) já traz marcas do cotidiano escolar, assim como o marca.
Perspectiva privilegiada para compreender o cotidiano escolar, a análise das situações de conflito traz elementos para se pensar a complexa trama tecida por demandas infantis, condições institucionais, expectativas e concepções do
1

As hipóteses deste texto encontram-se desenvolvidas no livro “Cenas do cotidiano escolar: conflitos sim, violência não”, Petrópolis, Vozes, 2004, da mesma autora.
2
Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

1

educador. Ao se puxar o fio que busca levar aos sentidos que podem ter os conflitos depara-se com um emaranhado cuja complexidade é difícil de ser

Relacionados