galppao

625 palavras 3 páginas
PROJETO DE GALPÃO EM AÇO
1 OBJETIVOS
O objetivo principal do trabalho é desenvolver a capacidade de concepção do projeto arquitetônico através de um melhor entendimento das particularidades dos sistemas estruturais em aço.
Os alunos terão de desenvolver o projeto arquitetônico e estrutural de um galpão em estrutura metálica.
Cada grupo deverá escolher um dos seguintes tipos de galpão para o desenvolvimento dos trabalhos:
- industrial
- comercial.
Deverá ser utilizando o sistema computacional FTOOL como ferramenta de cálculo dos esforços na estrutura principal e auxílio na concepção arquitetônica.

2 DESENVOLVIMENTO
Cada grupo 03 (três) alunos deverá elaborar o projeto arquitetônico, memorial descritivo e projeto estrutural, propondo através de plantas e corte em escala sua solução arquitetônica para a edificação.
O grupo deverá desenvolver e detalhar a melhor solução com criatividade e agilidade, de forma a atender as necessidades e funções do tipo de galpão escolhido.
Os desenhos deverão ser feitos por meio da utilização de software gráfico e deverão conter os seguintes itens: Projeto básico de arquitetura: plantas, cortes e fachadas. O galpão deverá ter dimensões de
20x60m;
Sistema estrutural: planta da cobertura, elevação transversal e longitudinal considerando a estabilidade global do prédio. Cada grupo deverá escolher o tipo de cobertura (telhas), tipo de fechamento lateral, materiais e acabamentos. Todas as justificativas das soluções adotadas deverão estar contidas no memorial descritivo; Carregamento da estrutura principal, considerando o peso próprio e demais ações variáveis de 100kgf/m2.
A esse valor deverá ser somado o peso próprio da cobertura a ser adotada. Despreze a ação do vento;
Análise da estrutura principal através do sistema FTOOL. Verifique o deslocamento máximo considerando as cargas nominais e os respectivos limites.
Pré-dimensionamento dos banzos, montantes e diagonais em função dos esforços obtidos no sistema

Relacionados