Gall mapeia o cérebro humano

528 palavras 3 páginas
Gall mapeia o cérebro humano
O fisiologista germânico surpreende novamente, porém sua teoria não é bem aceita por todos

Neste ano de 1800, a comunidade científica, bem como a comunidade religiosa ficou chocada com as “descobertas” de Franz Joseph Gall. A cranioscopia, nome dado por ele próprio a esse método, serve, segundo ele, para diagnosticar a personalidade e o desenvolvimento mental das pessoas, tudo isso baseando-se na forma externa da caixa craniana.
Os líderes religiosos estão transtornados com essa “descoberta”, segundo eles, que defendem uma visão divina da mente humana, ela não pode ser tratada como um simples assunto anatômico. “Para nós isso é contrário à religião. É algum tipo de fraude com finalidades financeiras”, defendem os religiosos.
Como as autoridades da época são bastante favoráveis às opiniões da Igreja, Gall está sofrendo certo tipo de perseguição, muitas pessoas, principalmente defendentes ferrenhos da igreja, o tem hostilizado em lugares públicos.
Porém, algumas pessoas estão realmente impressionadas com sua capacidade de “mapear o cérebro”, alguns grandes empresários o têm procurado para saber se essa técnica pode ser utilizada de alguma forma para beneficiá-los. A maioria acredita que, se puderem entender como funciona o cérebro de seus funcionários, poderão escolher os melhores de cada ramo para trabalhar consigo. “É uma descoberta realmente fantástica! Gall é impressionante, deveria ser aplaudido e não hostilizado”, defendem os mais “modernos”.
Porém até mesmo alguns cientistas têm questionado os métodos e as descobertas de Gall. “Ainda é muito cedo para afirmarmos algo com precisão, afinal ele não pode fornecer provas concretas que confirmem suas teorias. Aliás, seria muito conveniente para ele se esse método fosse empregado, ele ganharia muito dinheiro”, declaram. (Alguns defensores de Gall dizem que isso é apenas receio dos cientistas conservadores, outros, porém, dizem que é inveja).
Quem é Gall?
Franz Joseph Gall nasceu

Relacionados

  • Livro Os Fantasmas No C Rebro V
    143393 palavras | 574 páginas
  • Psicanálise
    101454 palavras | 406 páginas