Galileu Galilei Clayton1

1846 palavras 8 páginas
SUMÁRIO: 1.Introdução. 2. A Operação Pitagoreana e a Demarcação da Física. 3. Teoria do Processo Científico. 4. O Método da Resolução. 5. O Método da Composição. 6. O Ideal da Sistematização Dedutiva. 7. Conclusão

1. INTRODUÇÃO
Galileu Galilei ( 1654 – 1642 ) nasceu em Pisa, de pais nobres mas empobrecidos. Em 1581 ele matriculou-se na Universidade de Pisa para estudar medicina, mas logo abandonou os seus estudos em favor da matemática e física.
Em 1592 foi nomeado professor de Matemática na Universidade de Pádua, onde permaneceu até 1610. Durante este período, Galileu efetuou importantes observações telescópicas das manchas solares , da superfície da Lua e de quatro dos satélites de júpiter. Estas observações eram inconsistentes com as implicações da visão do mundo aristotélica, sancionada pela igreja, na qual o reino dos céus é imutável e a Terra é o centro de todo o movimento.
Galileu tornou-se matemático residente do grão- Duque da Toscânia em 1610. Entrou em uma série de disputas com filósofos jesuítas e dominicanos, tendo ensinado estes entendidos a maneira adequada de interpretar as escrituras a fim de obter concordância com a astronomia copernicana ( carta à Grâ- Durquesa Crsitina, 1615 ).
O admirador de Galileu, Maffeo Barberini foi eleito papa em 1623.; Galileu pediu e obtevepermissão para preparar um estudo imparcial dos sistemas rivais, copernicano e ptolomático. O Diálogo sobre os dois principais Sistemas do Mundo ( 1632 ) continha um prefácio e uma conclusão que indicavam que estes sistemas rivais não passavam de hipóteses matemáticas para salvar as aparências. O restante do livro, que Galileu escreveu em italiano para alcançar uma audiência mais ampla, continha numerosos argumentos a favor da verdade física da alternativa copernicana.
Galileu foi chamado perante a inquisição e forçado a abjurar os seus erros. Retirou-se para Florença sob os olhos vigilantes dos seus inimigos. Teve, contudo, a sua vingança com a publicação dos Diálogos sobre

Relacionados