Galáxias

Páginas: 10 (2415 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
GALÁXIA – É um enorme agrupamento de estrelas (cerca de milhares de milhões), que se move no espaço, entre as quais existem grandes quantidades de gases e poeiras.
Formação das galáxias:
Basicamente, a teoria de formação e evolução das galáxias envolve uma participação importante da força gravitacional. A teoria do colapso sugere que galáxias, da mesma forma que estrelas, formaram-se a partirde uma nuvem de hidrogênio e hélio, ambos criados nos primeiros instantes de vida do Universo (mais precisamente, nos três primeiros minutos). Inicialmente, essas nuvens se expandiam junto com a expansão do próprio universo; depois de um certo tempo, a atração gravitacional de uma região um pouco mais densa dentro da nuvem fez com que ela se expandisse mais lentamente. Finalmente, após algunsmilhões de anos, ao invés de continuar a expansão, a nuvem começou a se contrair e a separação entre diferentes nuvens foi aumentando.
Formação das galáxias em espirais:

Evolução das galáxias:
Uma das formas para investigar a evolução de uma galáxia é estudando o espectro electromagnético produzido por ela. Em particular, na zona do espectro do ultravioleta (UV). Mas porque razão estudam osastrónomos esta região do espectro? A razão é simples. A quantidade de radiação produzida na zona do UV é uma indicação do número de estrelas que estão a formar-se nesse instante. Isto porque a maior parte da radiação UV é produzida por estrelas do tipo O e B. Estas são estrelas de grande massa e com uma vida muito curta, da ordem dos milhões de anos, enquanto que o Sol tem uma vida de 10 mil milhões deanos. Portanto, se temos muitas estrelas O e B a formarem-se então temos muita radiação ultravioleta. Se não medimos muita radiação UV então isso significa que não existem estrelas do tipo O e B, ou seja não se estão a formar muitas estrelas.Tendo em conta este facto os astrónomos começaram a estudar os espectros das galáxias longínquas para estudar a formação de estrelas, pois assim tem-se umaideia de como elas evoluem no tempo.
Formato das galáxias:
As galáxias dividem-se em vários tipos morfológicos diferentes segundo a estrutura que apresentam. A técnica de classificação morfológica utilizada na sua tipologia é primitiva, em virtude de seu carácter meramente descritivo.
- Galáxia espiral:
É uma galáxia que apresenta grandes braços de estrelas e nuvens de poeira. Estes parecemenrolados em forma de lâminas de hélice em espiral (helicóides) partindo de um centro denso chamado também de núcleo central. Quando sua conformação helicoidal é normal, são distinguidas pelos astrónomos com a letra S de Spiral.
- Galáxias em barra:
São as galáxias cujos braços helicoidais e núcleo central são menos desenvolvidos que os das galáxias espirais normais. Seu núcleo possui a forma deuma barra, ou apresentam uma zona central cilíndrica com braços espiralados a sair das extremidades desse cilindro. Seguem o mesmo princípio de identificação das Galáxias Espirais, alguns astrónomos as consideram uma subcategoria das primeiras. As Galáxias em Barra, são designadas com as letras SB de Spiral Bar. A estas denominações ainda seguem-se as letras a, b ou c, que indicam a abertura doshelicóides e/ou seu passo de hélice. Acredita-se que a Via Láctea se assemelha bastante à galáxia de Andrómeda, de forma espiral e cujo tipo é SB (Espiral em barra), e que ambas têm na sua estrutura duas partes principais, ou seja, o seus discos ou núcleos, tem a forma de uma lente, cuja densidade estelar é bastante alta, e o halo, ou região mais externa a densidade é difusa.
- Galáxiaselípticas:
Galáxia Elíptica M32. Na tipologia das Galáxias Elípticas, ainda estão inseridas as Galáxias Circulares. Ambas são designadas pelos astrónomos com a letra E de Elliptic, e um número compreendido entre zero e sete. A função deste número é expressar excentricidade da elipse, ou, a diferença relativa entre o seu raio maior e o raio menor, (no caso das galáxias circulares usa-se normalmente a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GALAXIA
  • galaxias
  • Galaxias
  • Galáxia
  • Galaxia
  • Galáxia
  • galaxias
  • a galáxia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!