Gaila de FaradaY

1484 palavras 6 páginas
SINAL ELETROMAGNÉTICO E A CONSTRUÇÃO CIVIL
PESSIN,Vilker Zucolotto – (13101379) – (CIV131-NA)
SOBRENOME, Nome – (Matrícula) – (TURMA)
SOBRENOME, Nome – (Matrícula) – (TURMA)
SOBRENOME, Nome – (Matrícula) – (TURMA)

RESUMO
Estudo realizado na disciplina de física 3, com vistas ao teste da teoria desenvolvida por Michael Faraday, conhecida como Gaiola de Faraday. O preceito central desta tese afirma que “uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora”...
Sabe-se que, em algumas construções, a transmissão de sinais eletromagnéticos (sinal de celular) é precária, por vezes inviável. Buscaremos demonstrar que a presença de materiais condutores na constituição das estruturas dos edifícios pode ser explicada pela teoria anteriormente citada, gerando uma “gaiola” que impede a transmissão dos sinais eletromagnéticos.

PALAVRAS-CHAVE: Gaiola de Faraday

INTRODUÇÃO

O estudo do eletromagnetismo iniciou-se na Grécia antiga, quando os filósofos gregos perceberam uma atração exercida pelo âmbar sobre a palha após processo de fricção. Sabemos hoje, que se trata de uma propriedade eletromagnética da matéria, como resultado de uma força eletrostática formada pela atração de cargas. As ciências da eletricidade e magnetismo foram se desenvolvendo até 1820 separadamente, até que, Hans Christian Oersted descobriu uma ligação entre as duas ciências: verificou que a direção da agulha de uma bússola podia ser influenciada por uma corrente elétrica em um fio. A partir deste acontecimento, foi se desenvolvendo as teorias concernentes ao eletromagnetismo, tendo como um de seus expoentes Michael Faraday, físico experimental no campo da eletricidade e magnetismo. James Clerk Maxwell foi o responsável por teorizar os experimentos de Faraday em termos de equações matemáticas, estabelecendo a base teórica para a ciência do eletromagnetismo.
Faraday

Relacionados