gahuj

297 palavras 2 páginas
propriedades intensivas são propriedades físicas que não dependem da extensão do sistema, isto é, são independentes do tamanho ou da quantidade de matéria de um dado sistema. Já as propriedades extensivas, tal como o nome indica, dependem da extensão do sistema, isto é, variam de forma proporcional com o tamanho ou a quantidade de matéria existente num dado sistema. zhuid huihiuh hu uihu h h j j jkdk dk jd dhw hduw h uhd udheu dh eu dhedh ud deh eude dedhedh iued heiudh
A seguir são apresentados alguns exemplos de propriedades intensivas e extensivas, com os respectivos símbolos e unidades SI entre parênteses:

Propriedades intensivas: temperatura (T em K), pressão (p em Pa), massa volúmica (ρ em kgm-3), ponto de fusão (T em K), ponto de ebulição (T em K).
Propriedades extensivas: massa (m em kg), volume (V em m3), quantidade de substância (n em mol), energia interna (U em J), entalpia (H em J), entropia (S em J/K), capacidade calorífica (Cp ou CV em J/K), energia de Gibbs (G em J).

propriedade extensiva, obtém-se uma propriedade intensiva. Por exemplo, quando se exprimem as propriedades termodinâmicas entalpia ou entropia em função da quantidade de substância, obtêm-se as respectivas propriedades intensivas entalpia molar e entropia molar, com unidades SI de Jmol-1.

Da mesma forma, se a entalpia ou a entropia, por exemplo, forem expressas em função da massa do sistema, obtêm-se as propriedades intensivas entalpia e entropia específicas com unidades SI de Jkg-1. Outros exemplos de propriedades intensivas obtidas por combinação de propriedades extensivas incluem o volume molar (Vm em m3mol-1), o volume específico (v em m3kg-1), a massa molar (M em

Relacionados

  • Coleta Seletiva
    10003 palavras | 41 páginas