gahahs

431 palavras 2 páginas
O fracasso do PT nas eleições em São Paulo foi além da derrota acachapante do candidato ao governo do Estado Alexandre Padilha. Uma análise detalhada da apuração das urnas mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) teve votação inferior à de Aécio Neves (PSDB) em cidades que são tradicionais redutos petistas. Nem mesmo o Grande ABC, berço do partido, deu vitória à candidata de Lula.

Em São Bernardo do Campo, cidade onde o ex-presidente deu início à sua trajetória política, Dilma teve 32,79% dos votos válidos contra 36,25% do tucano. Em Santo André, Aécio ficou com 40,7% e a presidente, com 27,64%. Nas oito cidades governadas por petistas hoje na Grande SP, o chamado cinturão vermelho, Dilma venceu em apenas duas: Carapicuíba e Franco da Rocha.

A retração do apoio ao partido aconteceu apesar da concentração de esforços dos petistas na região durante a campanha eleitoral. Nas últimas semanas antes do pleito, Lula protagonizou uma maratona de comícios e agendas públicas nos tradicionais redutos. Os discursos eram abertos com referências ao vínculo histórico do partido com a cidade ou o bairro. Em comício em Santo André ao lado de Padilha, no dia 24 de setembro, Lula disse aos militantes que tem uma relação de quatro décadas com a região, que nunca lhe faltou nas urnas.

— A esta cidade, eu devo gratidão porque foi daqui, junto com todas as cidades do ABC, que saí o deputado federal mais votado das eleições de 1986. O orgulho que eu tenho é de que esse povo nunca me faltou.Mesmo fora da região metropolitana, Aécio teve a maioria dos votos em cidades que têm histórico de ligação com o PT. Em Campinas, onde o partido teve participação intensa no movimento estudantil e grande penetração nos sindicatos, Dilma ficou com 25,81% dos votos, contra 41,21% do tucano.

Em Santos, a vitória também foi de Aécio. A cidade do litoral do Estado foi uma das primeiras em que o PT elegeu uma prefeita, Telma de Souza, uma das fundadoras do partido. Atualmente, o prefeito no

Relacionados

  • a ordem
    107505 palavras | 431 páginas
  • PIM BARDELLA
    235482 palavras | 942 páginas
  • dicionário biblico
    330319 palavras | 1322 páginas