gagrga

276 palavras 2 páginas
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
ICET- INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO AUTOMAÇÂO INDUSTRIAL
Nome: Willian Ribeiro Sena
Ra: A45202-8
Data: 13 MAI 2014

Problema: Desenvolva um programa ladder que ative dois cilindros pneumáticos de duplo sentido com uso de eletroválvula biestável a funcionamento impulsivo segundo o esquema ISO 1219.

Resolução: Dando sequência, o cilindro A+ (Y1) desloca logo em zero segundos, depois de cinco segundos, o mesmo cilindro A- (Y2) desloca recuando e o cilindro A- (Y2) e B- (Y4) deslocam recuando em uma só vez, e assim num looping eterno. Os valores são discretamente usados e aparecem em determinados momentos (segundos), os mesmos são usados pra mudar de posição as valvulas direcionais.

Em nosso programa possuímos os seguintes dados:

I1 como chave desliga NF
I2
como chave liga NA
T1
Temporizador 1 programado em 5 segundos
T2
Temporizador 2 programado em 4 segundos
Q1
Saída
Q2
Saída
Q3
Saída
Q4
Saída
Y1
Avanço do pistão
Y3
Avanço do pistão
Y2
Retorno do Pistão
Y4
Retorno do Pistão

Entendimento do problema/solução: Com o desemvolvimento deste programa conseguimos fazer com que os pistões avancem e retornem automaticamente e no tempo programado.

Fluxograma: Anexo.

Ladder: Foi entregue no dia 06 MAI 2014 o CD com o programa Ladder.

Especificação do compilador: Zelio Soft 2: permite programar a aplicação em linguagem FBD ou em linguagem de contactos (Ladder), detecção dos erros de programação com o teste de coerência do programa, janelas de supervisão: permite visualizar o aplicativo e os estados das E/S do módulo lógico.

Relacionados