Gagd

2057 palavras 9 páginas
PARCELAS QUE INFLUENCIAM A EFICIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO

Conceitualmente a eficiência de recuperação (ER) de um projeto de injeção de um fluido imiscível em um reservatório de óleo pode ser definida como o produto entre as eficiências de varrido horizontal, de varrido vertical e de deslocamento:
E_R= E_A∙E_vv∙E_D Como o produto das duas primeiras (eficiências de varrido horizontal e vertical) é definido como sendo a eficiência volumétrica (Ev), a equação pode também ser escrita como:
E_R= E_V∙E_D Caso haja influência de contato e de mobilidade a equação pode ser expressa da seguinte forma:
E_R= E_V∙E_C∙E_D∙E_M Expostas as equações a seguir o detalhamento de cada fator que influencia a eficiência de recuperação (ER).
Obs: Para se obter boas recuperações, são necessárias que todas as eficiências sejam altas. Quando as eficiências de varrido são baixas, o fluido injetado simplesmente encontra caminhos preferenciais e se dirige rapidamente para os poços de produção, deixando grandes porções do reservatório intactas. Quando a eficiência de deslocamento é baixa, mesmo que as eficiências de varrido sejam altas, o fluido injetado não desloca apropriadamente o óleo para fora da região invadida.

EFICIÊNCIA DE VARRIDO HORIZONTAL

Em qualquer projeto, independentemente do esquema escolhido, existe uma área total definida que está sujeita à influência da injeção. Por exemplo, em um esquema “five-spot” essa área total é a área da malha base, ou seja, um quadrado. Já no modelo “seven-spot” essa área é um hexágono. Em um reservatório como o da Figura 14.1 a área total pode ser vista em planta, delimitá-la pelo contato óleo/água. Observe que esta área é sempre medida em planta. Se não existissem fatores que interferem no desempenho do processo e se o tempo de atuação fosse infinito, a área da malha ou do reservatório seria integralmente varrida pelo fluido injetado, e a recuperação de petróleo seria proveniente de toda essa área. Em projetos reais, devem ser

Relacionados

  • Catalago de Motores
    16915 palavras | 68 páginas