GADO DE CORTE zootecnews

Páginas: 2 (352 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015
Bovinocultura de corte: Importância econômica e social em nosso país.


A bovinocultura de corte significa o conjunto de raças bovinas destinadas ao abate, para a produção de carne e diversosprodutos secundários e subprodutos de industrialização, como adubo, sangue, couro, pêlos, chifres, unhas, ossos, sebo, vísceras e glândulas. Esses produtos servem para uma grande série de indústriasderivadas, como a de calçados, vestuários, botões, sabões, colas, farinhas destinadas à alimentação animal e variados produtos farmacêuticos, todos de expressão econômica.
As raças que se destacaram comoexcelentes produtoras de carne no foram as raças zebuínas, originárias da Índia, Nelore, Guzerá e Gir, existindo também, a Gir leiteira (de alta produção). Além de elevada produção de carne, são degrande rusticidade e boa adaptabilidade ao clima em todo o território brasileiro, desde os Estados do Norte até o Rio Grande do Sul. Essas raças zebuínas são muito empregadas, também, nos cruzamentos,principalmente com as raças européias, dando excelentes produtos, precoces e de elevadas produção e produtividade.

Raça Guzerá Raça: Gir Raça: Nelore
Fonte: WWW.altagenetcs.com.br Fonte:WWW.altagenetcs.com.br Fonte: WWW.semenbovino.com.br



A bovino de corte é um dos principais destaques do agronegócio brasileiro no cenário mundial sendo dono do segundo maior rebanho efetivo do mundo,com cerca de 200 milhões de cabeças. Para termos uma idéia, cada brasileiro consome aproximadamente em média, 40 Kg de carne bovina por ano.
Outro ponto muito importante que vale apena ressaltar é aexportação, onde desde 2004 o Brasil assumiu a liderança nas exportações com 1/5 da carne comercializada internacionalmente e vendas em mais de 180 países. No primeiro mês de 2015, a indústria de carnebovina brasileira registrou um faturamento de US$ 426 milhões, com o embarque de mais de 96 mil toneladas. Os principais destinos são nessa ordem: Hong Kong, Egito, União Européia, Rússia, Estados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gado de corte
  • Gado de corte
  • Gado de corte
  • Gado de corte
  • Gado de corte
  • GADO DE CORTE
  • Gado De Corte
  • Gado de Corte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!