Gabrielsom

299 palavras 2 páginas
3)quais as contribuições de cada um dos principais autores da Gestalt?
Max Wertheimer: pôde provar experimentalmente que diferentes formas de organização perceptiva são percebidas de forma organizada e com significado distinto por cada pessoa. Como pode ser visto nas figuras do Cubo de Necker e do Vaso de Rubin, acima. O todo é maior do que a soma das partes que o constituem. Por exemplo: uma cadeira é mais do que quatro pernas, um assento e um encosto. Uma cadeira é tudo isso, mas é mais que isso: está presente na nossa mente como um símbolo de algo distinto de seus elementos particulares.
Em uma série de testes Wertheimer demonstrou que pode ser realizada uma ilusão visual de movimento de um determinado objeto estacionário se este for mostrado em uma sucessão rápida de imagens. Assim se consegue uma impressão de continuidade e chamou este movimento percebido em sequência mais rápida de "fenômeno phi" (o cinema é baseado nessa ilusão de movimento, a imagem percebida em movimento na realidade são conjuntos de imagens fixas (Frames) projetadas na tela durante 1 segundo. Devem existir ao menos 12 frames por segundo para que exista a sensação de movimento. Quanto mais frames por segundo, mais perfeita é essa sensação).
Wolfgang Köhler: publicou Gestalt Psychology, uma descrição completa do movimento da Gestalt Kurt Koffka : introduziu o programa Gestalt com um artigo na Psychological Bulletin nos Estados Unidos

4)por que é um equívoco dizer que a psicologia da Gestalt é uma psicologia da percepção?
Pois a psicologia da Gestalt tbm estuda outros fenômenos, como: Segregação: desigualdade de estímulo; gera hierarquia: importância e ordem de leitura; Semelhança: elementos da mesma cor e forma tendem a ser agrupados e constituir unidades. E estímulos mais próximos e semelhantes, possuem a tendência de serem mais agrupados etc.

Relacionados