Gabriel2

Páginas: 2 (416 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
A FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL

Com a sua derrota do império turco-otomano, na primeira guerra mundial, a Grã-Bretanha e a França assumiram em 1916 o controle do Oriente Médio dividido em váriosEstados separado: Iraque, Síria, Jordânia, Líbano e Palestina.
Um ano mais tarde, os ingleses prometiam aos judeus um lar na Palestina, pela declaração de Balfour.
Em 1922, a liga das Nações aprova aideia de criação de um Estado judeu na Palestina, Porém, a população nativa da Palestina, os árabes protestaram contra a intensa imigração dos judeus e se agravando mais tarde, na década de 1930,devido à ascensão do nazismo, que defendia a eliminação dos judeus , com isso essa imigração cresceu, gerando conflitos entre árabes e judeus.
Com o extermínio de seis milhões de judeus, nos campos deconcentração nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, comoveu a opinião pública e em 1947, a ONU- Organização das Nações Unidas deliberou a divisão da Palestina em dois Estados, O Estado Judeu e oEstado Árabe e, em maio de 1948, foi fundado oficialmente o Estado de Israel.
A revolta dos países árabes foi imediata à criação do Estado de Israel, ocasionando o primeiro conflito árabe israelense.Com o apoio militar e financeiro de outras nações, Israel venceu a primeira guerra, dominando mais da metade do território reservado aos árabes. Houve posteriormente diversos conflitos.
Abdel Nasserem 1956 nacionalizou o canal de Suez e proibiu a navegação de navios israelenses no local, ocasionando impacto na Inglaterra, França e Israel e assim iniciaram uma guerra contra o Egito, Guerra doSuez, tendo os egípcios sido derrotados. Porém Estados Unidos e a União Soviética interferiram e obrigaram a saída dos três países, voltando definitivamente o Canal de Suez para o Egito, porém comdireito de navegação a qualquer país.
A guerra do Suez e a cumplicidade de Israel com as potencias imperialistas ocidentais, abriram procedentes a novos conflitos, como a Guerra dos seis dias onde a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!