Gabinete de mediação escolar - proposta de intervenção

Páginas: 7 (1673 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2011
Cristina Figueiredo Data de envio: 2/3/2010 e-mail: cristinafigueiredo246@hotmail.com exercício 3 – mediação e outros sistemas de ajuda entre iguais

GABINETE DE MEDIAÇÃO ESCOLAR Plano de Intervenção
Introdução A violência, que constitui um elemento indispensável à afirmação da identidade dos jovens e dos adolescentes, surge na escola de forma inevitável mas transbordante. A força e a agressãosão tão necessárias quanto a sedução, no crescimento saudável de um ser humano. A questão prende-se com o seu uso e com as circunstâncias que levam ao seu desencadear e à sua utilização abusiva, de uma forma mais ou menos visível. Para que a consigam organizar e integrar de forma saudável, as crianças/adolescentes precisam de quem os oriente, os eduque e os ensine. Daí que, a escola e osdocentes, e também todos os restantes agentes educativos têm cada vez mais um papel fundamental e imprescindível no espaço educativo. Esconder ou desvalorizar a violência que se vive na escola não é solução, porque esta tenderá a alastrar a todo o espaço, invadindo as salas de aula, de uma forma ou de outra. Remeter para a responsabilidade das famílias a redução e resolução do problema também não iráservir de muito. Estas, na maioria dos casos, já não estão em condições de inverter um processo que ocorre dentro da escola, e que diz respeito ao modo de funcionamento da matriz pedagógica e relacional. O que se passa nos recreios, o que fazem os alunos no espaço escolar, não pode deixar de ser um modo de conceber e de fazer respeitar a comunidade escolar e o projecto educativo. Os professores não sepodem demitir de exercer a sua influência e de oferecer algum respaldo às situações de indisciplina e de violência que ocorrem no interior da escola.

Cristina Figueiredo Data de envio: 2/3/2010 e-mail: cristinafigueiredo246@hotmail.com exercício 3 – mediação e outros sistemas de ajuda entre iguais

Nessa perspectiva, a criação de um Gabinete de Mediação Escolar, apostado em mediar osconflitos entre alunos, poderia ser um instrumento útil para minorar e evitar que situações graves se multipliquem no espaço escolar.

Implementação de um gabinete de mediação familiar numa escola de ensino básico, nível 2 Objectivos:  Aumentar o desenvolvimento de atitudes cooperativas no tratamento dos conflitos ao procurar soluções satisfatórias para todos;  Aumentar a capacidade de resolução deconflitos de forma não violenta;  Contribuir para melhorar as relações inter-pessoais;  Promover a compreensão da diversidade e a redução dos preconceitos;  Produzir um incremento do tempo efectivamente dedicado à docência, já que diminui a intervenção dos adultos que é substituída pela dos próprios alunos;  Contribuir para a renovação da cultura na escola. Procedimentos: 1.Entrevistas/Sensibilização dos docentes É fulcral a adesão de todo o corpo docente a um projecto desta natureza. Quer porque são os professores os referenciais da autoridade dentro da escola, quer porque são efectivamente os responsáveis pelo que se passa dentro das salas de aula, quer ainda porque podem e devem ser sensíveis ao que se passa também nos recreios. Será importante recolher as opiniões dos professoressobre esta matéria, a fim de acolher as suas sugestões práticas e orientações sobre os motivos mais recorrentes dos conflitos, e também perceber melhor a envolvência social e emocional da população escolar, bem como do respectivo meio familiar.

Cristina Figueiredo Data de envio: 2/3/2010 e-mail: cristinafigueiredo246@hotmail.com exercício 3 – mediação e outros sistemas de ajuda entre iguaisA forma como um professor se comporta e sabe lidar com a indisciplina é sempre o melhor meio para prevenir a violência e a natural oposição à autoridade por parte dos jovens em ambiente escolar.

Terá de ser perspectivada a permanência ou não de parte do corpo docente, a fim de poder concentrar a acção naqueles que continuarão para o ano lectivo seguinte.

2. Intervenção com alunos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LUTAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma proposta de intervenção
  • Bullying: mediação dialética e proposta transversal como recursos de socialização e combate à violência escolar
  • Mediação Escolar
  • mediação escolar
  • Intervenção de proposta
  • proposta de intervenção
  • proposta de intervenção
  • proposta de intervenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!