Gabiassa

1561 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO -UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE GRAJAÚ - CESGRA
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
SAÚDE DO ADULTO

ANCELMO DE BARROS PESSOA
ELAINE IRENA NOGUEIRA DA CRUZ

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS

Trabalho apresentado à Disciplina de Saúde do Adulto do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para obtenção parcial de nota.
Professora: Arlane Chaves

Grajaú-Ma 2012

1. Você é um enfermeiro clínico em uma pequena clínica comunitária. Um cliente do sexo masculino, com 45 anos de idade, tem vindo à clínica durante vários anos para o tratamento e apoio da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Durante os últimos meses, ele perdeu seu parceiro de longa data para a AIDS. Além disso, seus pais morreram há muitos anos. Sua condição clínica deteriorou-se. A visão esta falhando, o estado nutricional é difícil de manter, tendo sido hospitalizado três vezes nos últimos três meses por pneumonia. Pede sua ajuda no planejamento do suicídio.
Discuta sobe sua resposta a esta solicitação. Comece por um exame dos seus sentimentos pessoais a respeito do suicídio. Inclua uma discussão sobre sua compreensão da AIDS: De onde ela se origina? Quem contrai a doença? Por quê? Quais são seus sentimentos e opiniões a respeito das pessoas com AIDS? Elabore sua resposta, tendo em mente os princípios éticos de fidelidade, autonomia, beneficência e não maleficência. Quais suas possíveis ações?
2. Qual a importância dos processos de enfermagem na tomada de decisão ética no cuidado desse paciente?
3. A filha de um paciente lhe diz que não está pronta para deixar seu pai partir. No dia seguinte, você, observa uma prescrição de “não reanimar” no prontuário. Descreva as habilidades de raciocínio crítico que você poderia usar para abordar essa questão e desenvolver um plano de cuidado para o paciente e para a família. Como você integraria seu raciocínio crítico no processo de enfermagem? Que alterações você poderia fazer em seu plano

Relacionados